Dentre as várias atividades do Programa Cisternas, que beneficiam famílias do Semiárido brasileiro com tecnologias de captação de água da chuva, acontecem os treinamentos para construção de cisternas, curso com a finalidade de demonstrar o processo de construção das cisternas e capacitar novos cisterneiros, que aprendem uma nova atividade econômica e atuam no Programa na parte de construção das tecnologias.
Os participantes do curso, além de praticarem a parte prática da construção das cisternas, recebem instruções sobre o funcionamento e importância do Programa para a região Semiárida, instruções de responsabilidade na construção da tecnologia, relação interpessoal com as famílias e princípios éticos da entidade. No mês de setembro foi realizado, no município de Macajuba, um treinamento com a participação de 10 moradores da zona rural do município, alguns já trabalhavam na função de ajudantes de pedreiros e viram no curso a oportunidade de aprender uma nova atividade econômica.
O treinamento teve a duração de 5 dias onde foram construídas 4 cisternas de 16 mil litros na comunidade Navegante, os participantes receberam um Kit com ferramentas de construção e gratificação pelas tecnologias construídas. O Programa Cisternas vai além da entrega de cisternas para as famílias que vivem na zona rural de regiões Semiáridas, ele busca uma transformação social, despertado em jovens e adultos as possibilidades de geração de renda, ensinando uma atividade, uma ocupação, muitos destes cisterneiros viram pedreiros e passam atuar na construção civil.
O Programa Cisternas está atuando em 15 municípios da região da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu através do Consórcio Chapada Forte em parceria com a Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa que há mais de 20 anos vem atuando com tecnologias de convivência no Semiárido Brasileiro.
-CÚRIA: No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.