Seminário Diocesano de Liturgia, com o tema “Músicas e Salmos”

A coordenação diocesana de liturgia da Diocese de Ruy Barbosa promoveu neste último fim de semana (31/08 e 01/09) o Seminário Diocesano de Liturgia, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), com o tema “Músicas e Salmos”.

O encontro foi assessorado pelo Ir. Fernando B. Vieira, religioso Jesuíta, formado em piano. Especialização em Regência coral e música sacra, na Áustria e órgão litúrgico, na Alemanha. Foi durante 7 anos assessor para Música Litúrgica, na Comissão Episcopal para Liturgia da CNBB.

Dentre muitos temas abordados na formação, o assessor explanou sobre: Música e Salmo responsorial; Postura e Gesto Vocal dos Salmistas; Métrica e Acentos Vocais; Exercícios de Cantilação. Os temas foram trabalhados na teoria e, na prática, com exercícios vocálicos e treinos práticos.

Cerca de 60 membros das equipes de liturgia e dos ministérios de música das diversas paróquias da diocese, participaram da formação, questionado sobre a experiência vivenciada nestes dois dias, Robson Dourado, da Paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Bonito, respondeu:

“A experiência obtida com o Ir. Fernando, nos levou na prática, a entrar na riqueza da liturgia, foi uma formação não apenas teórica, mas também muito prática. Tudo conhecimento adquirido neste fim de semana será de grande valia para o serviço nas paróquias e nas comunidades, conforme a realidade de cada um, sem rigidez, mas com o dinamismo para que todos os ministérios de músicas e salmistas entendam a riqueza que existe na mistagogia da música na Santa Eucaristia.”

O bispo diocesano, Dom Estevam, em passagem pelo encontro relatou:

“Estamos felizes com a presença de diversas paróquias da Diocese de Ruy Barbosa, são membros das equipes de liturgia e dos ministérios de música, com é bom saber que todos estão com este desejo de aprender, conhecer mais, sobre cada gesto, cada canto, cada palavra da liturgia tem sua importância, é fundamental que conheçamos. A Sacrosanctum Concilium diz que na liturgia devemos fazer tudo e somente aquilo que nos compete. A liturgia bem preparada proporciona celebrações orantes que geram frutos, que transmitem verdadeiramente este mistério. Desejo que tudo que foi estudado aqui possa chegar a todas as nossas paróquias.”

Na manhã de domingo (01/09) a Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Estevam, e concelebrada pelo padre Erivaldo Gomes e Giorlando Barbosa. Após a celebração o seminário seguiu encerrando-se com o almoço.

 

Últimas Notícias