CAMINHADA SINODAL, DIRETRIZES DO BATISMO, VISITAS PASTORAIS E ANO VOCACIONAL DIOCESANO, SÃO TEMAS CENTRAIS DO SEGUNDO ENCONTRO PRESENCIAL DO CLERO DIOCESANO
Aconteceu no dia (18), no CTL de Ruy Barbosa, o segundo encontro presencial do clero Diocesano nesse tempo de pandemia.
O clero refletiu sobre o caminho sinodal, convocado pelo Papa Francisco, neste primeiro itinerário que irá envolver a Diocese durante os próximos 3 anos, em preparação ao Sínodo dos Bispos, um momento de grande avaliação e escuta das comunidades, das Paróquias, e todo povo de Deus. Uma oportunidade de avançar para águas mais profundas.
Outro ponto importante, abordado no encontro, foram as diretrizes do batismo, onde em comum acordo, o clero entende que durante a Pandemia foi período de discernimento para revisar as orientações para batizados de adultos, jovens e crianças, com isso desejam “ampliar, avançar, abrir as portas para que todos possam ser atraídos a graça santificante que o sacramento do batismo propõem e, ao mesmo tempo sentir-se Igreja e caminhar com a Igreja”.
Foi decidido que as visitas pastorais do bispo diocesano, dom Estevam dos Santos Silva Filho, coincidirá com as Santas Missões Populares, que durarão 3 anos. O planejamento será realizado e divulgado em breve.
O bispo anunciou o ano Vocacional Diocesano, sob a luz do Projeto Cada Comunidade uma Nova Vocação, que iniciará no Domingo do Bom Pastor, do ano de 2022, um ano do falecimento de Dom André, e irá até o mês de novembro de 2022, quando acontecerá o início do ano Vocacional da Igreja no Brasil que se estenderá até novembro de 2023.
A Diocese terá dois anos de motivação e fortalecimento do Projeto Cada Comunidade uma Nova Vocação, o primeiro ao nível diocesano e o segundo abraçando o que é proposto a Igreja do Brasil.