OBJETIVOS:
DIMENSÃO PESSOAL: Redescobrir, a partir do encontro com Cristo, a nossa Esperança, o Sentido da Vida.
DIMENSÃO ECLESIAL: Resgatar a alegria de ser Igreja, a serviço do Reino de Deus, no testemunho de unidade.
DIMENSÃO SOCIAL: Promover a justiça e a fraternidade universal no Cuidado da Vida dos pobres e da Casa Comum.
O TEMA DAS SANTAS MISSÕES “Chamados a Caminhar, Enviados a Servir”
Remete-nos a algumas convicções de fé:
1ª) Chamados a Caminhar
A) Jesus é o peregrino que proclama a boa-nova do Reino de Deus (Lc 4,14-15; 8,1; 9,57; 13,22; 19,11) anunciando “o caminho de Deus” (Lc 20,21) e traçando a sua direção (Lc 9,51-19,28);
B) Jesus é “o caminho” (Jo 14,6) que leva ao Pai, comunicando aos homens no Espírito Santo (Jo 16,13) a verdade e a vida na comunhão com Deus e com os irmãos;
C) A Igreja é a assembleia dos chamados, dos convocados. Na vocação dos primeiros discípulos percebe-se que o senhor chama para ficar com Ele, para formar comunidade e para ser enviados em missão (Cf. Mc 3, 13-19). É importante que nas Santas Missões continuemos rezando e refletindo sobre o chamado que o Senhor faz a todos os batizados.
D) A Igreja é chamada a Caminhar juntos, ao exercício comunitário do discernimento da vontade do Senhor ressuscitado. É responsabilidade dos discípulos, no exercício das suas respectivas funções, colocar-se na escuta da sua voz para discernir o caminho a seguir (At 5,19-21; 8,26.29.39; 12,6-17; 13,1-3; 16,6-7). Um ícone vivo da Igreja como povo de Deus, guiado ao longo do caminho pelo Senhor ressuscitado que o ilumina com a sua Palavra e o nutre com o Pão da vida, é tracejado pelo evangelista Lucas na narração dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35).
2ª) Enviada a servir
A) A Igreja é enviada ao mundo para agir de forma concreta e eficaz para a construção do Reino. Assim o faz imitando seu Fundador que nos ensina que “Deus amou de tal forma o mundo que entregou seu Filho único para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3, 16). Assim como Jesus é enviado ao mundo pelo Pai, a Igreja é enviada ao mundo por Cristo. A Igreja, enviada por Deus a todas as gentes para ser «sacramento universal de salvação», (1) por íntima exigência da própria catolicidade, obedecendo a um mandato do seu fundador (2), procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens (AD GENTES, nº 1).
B) A Igreja é chamada a servir os pobres, a cuidar da dignidade humana, fazendo-se próximos daqueles que são excluídos, sem teto, rejeitados, muitas vezes traídos em seus direitos. Ao servir os pobres, servimos ao próprio Senhor (Mt 25). Com o compromisso e dedicação aos pobres, seremos cristãos não apenas em palavras, mas em ações.
O LEMA DAS SANTAS MISSÕES: “Peregrinos de esperança”
Lema do ano jubilar (2025) é um convite a nos sentirmos todos peregrinos na terra onde o Senhor nos colocou para a cultivar e guardar (cf. Gn 2, 15). É um convite mantermos acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto e coração confiante. É um convite a recuperar o sentido de fraternidade universal, a não fecharmos os olhos diante do drama da pobreza crescente que impede milhões de homens, mulheres, jovens e crianças de viverem de maneira digna de seres humanos. É um convite a restituir a cada um o acesso aos frutos da terra: «O que a terra produzir durante o seu descanso, servir-vos-á de alimento, a ti, ao teu escravo, à tua serva, ao teu jornaleiro e ao inquilino que vive contigo. Também o teu gado, assim como os animais selvagens da tua terra, poderão alimentar-se com todos esses frutos» (Lv 25, 6-7).