É de tradição, os dias que se seguem ao Natal, o clero da Diocese de Ruy Barbosa (Bispo, padres e diáconos) se reunirem para sua reunião de final de ano, esta realizada em dois momento: um primeiro, prático/organizativo e um segundo para lazer, convivência e confraternização. Para este ano, a mesma estava agendada para os dias 27 a 29 de dezembro, em Andaraí, na Pousada Solar da Serra, sempre muito bem acolhidos por Dona Rute. Porém, por conta das chuvas abundantes que se precipitaram em nossa região, as estradas precárias e perigosas, impossibilitaram a realização presencial do evento planejado. Por isso, de comum acordo, decidiu-se realizar um encontro virtual para tratar das questões práticas, ontem dia 28/12, das 09h às 12h.
Após o momento de oração feito pelo Frei Beto, Dom Estevam saudou a todos, relembrando o recém ordenado Pe. Ailton Bispo e acolhendo o Pe. Manoel Pinheiro, da congregação dos Missionários Consolata, o qual fará uma experiência na diocese.
Houve um momento de partilha da caminhada das coordenações e apresentação do calendário da Pastoral Presbiteral para 2022.
Frei Beto comunicou que a Província São Francisco, está em fase capitular e, decorrente disso, Frei Ismael foi transferido para uma comunidade em Guaraniaçu, no estado do Paraná e, Frei Alexandre vai assumir um serviço provincial e será transferido para uma comunidade em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo.
Dom Estevam agradeceu o empenho de todos em relação às questões econômicas da Diocese, do empenho na Pastoral do Dízimo, das ajudas que a diocese recebeu da Diocese de Regia Emilia, das intenções de Missas, da ajuda econômica às religiosas que atuam em nossa diocese e, que as paróquias deverão, num futuro breve, assumir o sustento das mesmas. Lembrou que de 14 a 24 de maio do próximo ano participará da Visita Ad Limina, dos bispos da Regional NE3, em Roma, depois aproveitará para uma visita aos familiares de Dom André, e para entregar-lhes o anel episcopal, pedido pela família. Também viajará para a Áustria e fará uma visita de gratidão ao “Amigos da Diocese”, que colaboram e apoiam com projetos na Diocese de Ruy Barbosa.
Encerrando a reunião do Clero, Dom Estevam, aproveitando a presença dos padres e diáconos, convocou a Assembleia Extraordinária do CTL. Esta teve como objetivo a troca de diretoria e aprovação de mudanças em alguns artigos do Estatuto do mesmo. Dom Estevam comunica que, com uma arquiteta, está projetando um serviço de reforma nas instalações do CTL, para que este seja mais funcional. Sem mais nada a tratar, cantando o “Noite Feliz”, encerraram o encontro desejando boas festa e boas férias.