RETIRO DIOCESANO EUCARÍSTICO

Hoje (26/06) aconteceu mais uma edição do Retiro Diocesano. Este mês, o convidado foi o padre Francys Silvestrini Adão, jesuíta, professor de Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (BH), e teve como tema “Torna-se alimento: Da cozinha a vida eucarística”.

A partir da metáfora da “cozinha” como lugar de transformação, de mobilidade, que não é só geográfica, mas total. Ele afirma que “o que nos diferencia de outros seres é uma capacidade de viver na transformação. Nas cozinhas dão-se tantas transformações que quase são invisíveis, o tempo inteiro estão acontecendo transformações que são naturais, assim como na nossa vida porque e o normal”. A cozinha é o lugar da transformação, da instabilidade, entendida, nesta metáfora, como nossa intimidade, lugar da desconstrução e da construção de nós mesmos.

Deus quer entrar neste lugar de dúvidas, incertezas, de experiências, de novos sabores, neste lugar para que Ele realize a transformação que só Ele pode realizar.

Cada pessoa e única e incomparável, somos frutos de uma infinidade de relações e precisamos receber a nossa vida única por inteira, com as felicidades, dores e medos.

Assim como na cozinha, os ingredientes das nossas vidas precisam ser transformados, aplicando aquilo que e eficaz, usando referências já vividas.

Tudo isso afim de ser tornar bom alimento na vida do outro.

Após um breve momento de oração pessoal, retornamos com o padre Francys, que cantou uma linda canção de sua autoria.

Houve uma breve partilha das mensagens enviadas no chat pelos participantes.

Os retiros diocesanos acontecem todo mês, no último sábado, e são coordenados pelo bispo diocesano, Dom Estavam dos Santos.

Os vídeos ficam salvos no YouTube da Diocese de Ruy Barbosa acessível a toda comunidade.

Link do Retiro Eucarístico:

 


Últimas Notícias