Quaresma: tempo para nutrir nossa fé por Pe. Júlian Martín

A Quaresma é um tempo para nutrir nossa fé que abrange toda nossa pessoa: sentimentos, inteligência e vontade. A Fé se expressa em nossa maneira de Ser e Agir, em nossas relações com os outros e com a natureza. Por isso, a Fé chega a todos os cantos de nossa vida e nos faz crescer como pessoas diante de Deus, para os outros e para a criação.

São 40 dias que se apresentam como um tempo de preparação para um grande acontecimento. Os 40 dias da inundação universal, de Moisés no monte antes da Aliança, os mesmos quarenta dias da fuga de Elias, ou termo que Jonas deu à cidade de Nínive, os mesmos que Jesus no deserto, ou o tempo que houve da Ressurreição até a Ascensão. E não podemos esquecer os 40 anos do povo de Israel pelo deserto para chegar à “Terra das Promessas”. Esses dias convertem-se num tempo que nos leva à santidade:

“Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe.1,16).

Para viver a santidade temos: o jejum, a oração e a esmola:

“Jejuar, isto é, passar da tentação de “devorar” tudo para satisfazer a nossa voracidade, à capacidade de sofrer por amor, que pode preencher o vazio do nosso coração. Orar, para saber renunciar à idolatria e à auto-suficiência do nosso eu, e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia. Dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos”.

Papa Francisco)

A Quaresma é um tempo de parar no caminho para aprofundar em nossa vida e nossa fé e viver com toda a profundidade o Mistério Pascal.

Confira a mensagem de Dom André para este período quaresmal:

Feliz Quaresma e Feliz Páscoa!

Pe. Júlian Martín.
Missionário espanhol. Pároco de Itaetê.