AO CLERO, RELIGIOSAS E RELIGIOSOS
Irmãos e irmãs,
Com muita alegria, na Festa de São Pedro e São Paulo (02 de julho), anunciamos a todo povo de Deus que a Diocese de Ruy Barbosa começaria a viver um tempo santo de missões populares, um tempo especial de evangelização intensiva e extensiva com iniciativas e prazos marcados.
No mês de julho nosso compromisso foi estimular a cantar o hino “a vida é missão” e rezar a oração pelas Santas Missões em todas as missas, celebrações e encontros de pastoral.
Para o mês de agosto, nosso compromisso é estudar a proposta das Santas Missões e constituir a coordenação paroquial ou COMIPA. É importante que representantes das comunidades, pastorais, movimentos e serviços participem desse momento de espiritualidade e de entendimento do que são as Santas Missões e da função da equipe de coordenação paroquial ou COMIPA.
Em anexo enviaremos o slide formativo sobre o que são as Santas Missões e qual a função da coordenação paroquial. Também reenviaremos o comunicado I da coordenação diocesana de pastoral com os passos as serem dados até o dia do primeiro grande Retiro (01 a 03 de setembro, em Ruy Barbosa).
Como afirmou o Papa Francisco ao receber membros dos Institutos de missão de origem italiana: “Com Cristo não existem tédio, cansaço e tristeza, porque Ele é a novidade contínua do nosso viver”. “O missionário vive a coragem do Evangelho sem demasiados cálculos, porque é impulsionado pela confiança depositada exclusivamente em Jesus”.
Com a intercessão da Virgem Maria, de nosso padroeiro Santo Antônio e de Santa Dulce dos Pobres, abençoou-vos, pedindo:
Oremos com fervor pelas Santas Missões.
Ruy Barbosa, 01 de agosto de 2023.
Dom Estevam dos Santos Silva Filho
Bispo Diocesano de Ruy Barbosa
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
DIOCESE DE RUY BARBOSA – BA
COORDENAÇÃO DIOCESANA DE PASTORAL – COMUNICADO 01 – 28/06/2023
PRIMEIROS PASSOS DAS SANTAS MISSÕES POPULARES
Queridos irmãos e irmãs, paz e saúde a todos!
Nossa diocese estar às vésperas de entrar em um tempo santo de missões populares, um tempo especial de evangelização intensiva e extensiva com iniciativas e prazos marcados.
As Santas Missões são um grande retiro espiritual popular que tem a ver com o sentido da vida. Um retiro que irá marcar o tempo que virá depois, sem com isso desconhecer o positivo que havia antes.
As Santas Missões são uma ajuda missionária em toda Diocese na renovação das Paróquias; consolidação da renovada maneira de organizar- se como Igreja em saída; uma possibilidade de anúncio explícito do Evangelho de Jesus Cristo nas mais de 600 comunidade de toda diocese; um novo impulso missionário aos grupos já existentes, fomentando a participação missionária na vida da Comunidade; formar grupos de vivência cristã nos setores missionários; suscitar novas lideranças; chamar a integrarem-se na comunidade os indiferentes e afastados, abandonados e marginalizados; cuidado com os pobres e Casa Comum.
Para despertar, encantar e tomar consciência da necessidade de conversão rumo a uma Igreja em estado permanente de missão e começar os preparativos das Santas Missões daremos os primeiros passos:
1º) Anunciar a proposta em todas as paróquias. Nas missas e celebrações ler a carta do bispo, cantar o hino “a vida é missão” e rezar oração pelas Santas Missões – 02 de julho de 2023. Na Festa de São Pedro e São Paulo
2º) Estudar a proposta das Santas Missões e constituir a coordenação paroquial ou COMIPA – Estudo do livro: tarefa da coordenação paroquial – Até o final de julho.
3º) Divulgar as Santas Missões em todos os espaços (celebrações, reuniões de grupos, nas pastorais e comunidades; nos diversos acontecimentos paroquias. Ouvir hinos missionários (“A vida é missão” ou “Só nas Santas Missões nós temos uma festa bonita assim”), e rezar a oração pela Santas Missões em todas Missas e celebrações da Palavra – Até o final de agosto.
4º) 1º Grande Retiro Diocesano – na paróquia Catedral – Ruy Barbosa – 15 a 20 pessoas de cada paróquia – montagem propriamente dita da missão: objetivos, oração, tema, lema… Todas as pastorais, movimentos, serviços e todas as forças paroquiais são convocados. (01 a 03 setembro)
Que Jesus faça de cada um de nós os missionários que Ele queira nessas Santas Missões Populares.
Ruy Barbosa, BA, 28/06/2023
Pela coordenação Diocesana de Pastoral
Pe. Carlos Marçal Lima
“Em tudo, amar e servir”.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
ORAÇÃO PELAS SANTAS MISSÕES POPULARES
Deus de Bondade e Fonte de todo bem,
Nós vos louvamos pelo vosso imenso amor e plano de salvação destinado a toda humanidade, por meio de Jesus Cristo e pela força do Espírito Santo.
Nós vos agradecemos por nos chamar a colaborar na vossa obra redentora, sendo uma Igreja sinodal, de comunhão e participação, em saída e acolhedora.
Nós vos damos graças pela caminhada da nossa Diocese e pelas pessoas que deixaram suas pegadas na caminhada das nossas comunidades.
Nestes anos de Santas Missões, vos pedimos um coração missionário para assumirmos nossa missão de Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, pelo anúncio da Palavra, formando discípulos, em comunidades eclesiais que sejam acolhedoras, missionárias e servidoras, à luz da evangélica e profética opção pelos pobres, no cuidado da Casa Comum, para testemunhar o Reino de Deus nas terras da Diocese de Ruy Barbosa.
Por intercessão de Santo Antônio, nosso padroeiro Diocesano, fazei de nós os missionários que Tu queres nessas Santas Missões Populares. Que saibamos ouvir e acolher a todos. Que possamos trabalhar juntos para a integração e o fortalecimento de nossas comunidades. Amém.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
ORAÇÃO PELAS SANTAS MISSÕES POPULARES
Deus, uno e trino, comunidade missionária, concede-nos tua luz e força, a fim de que sejamos abertos as novidades do espírito missionário e profético.
Pai Santo dá-nos teu amor para que tenhamos corações ardentes em anunciar o Evangelho a todas as pessoas.
Deus Filho, redentor e salvador, fortalece a tua Igreja, para que seja cada vez mais peregrina e comprometida, para a edificação de uma sociedade mais acolhedora, justa e solidária.
Deus Espírito Santo, presença consoladora e transformadora, infunde em nosso Bispo Diocesano, Padres, Seminaristas, Leigos e Leigas e na Vida Consagrada, a graça de terem os pés a caminho ao encontro dos mais vulneráveis da sociedade e que saibam agir em espírito de sinodalidade para a construção do Reino de Deus.
Mãe Maria, mulher missionária, servidora, ajudai-nos a assumir com ousadia e perseverança, a realização das Santas Missões Populares na nossa Diocese de Ruy Barbosa. Amém
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
HINO A VIDA É MISSÃO
A vida é missão, eu sou missão, a igreja é missão senhor
Meu ser missionário, ouve teu chamado e responde consciente: Aqui estou!
Fazei-me fiel ao teu projeto de vocação
Cristão, batizado, na fé renovado, viver a missão
Diante da vida, o primeiro chamado me ponho a pensar
Que a cada instante o senhor nos convida, a testemunhar
O povo que chama, é Deus que envia e quero servir
Respondo confiante: Eis-me aqui, envia-me!
Oferto cantando a minha vida e os passos meus
Minhas conquistas, dor ou alegrias nos caminhos teus
Pois sois o sentido de toda a existência, o nosso senhor
Responder com um sim, ao teu chamado é prova de amor
A cada dia, que passa confirmo minha vocação
É para servir com caridade o meu irmão
Missão é vida que frutifica, e vida é missão
Na fraternidade, expressar com coragem, a minha doação
A comunidade se faz sustentada na comunhão
Do pão da partilha, da palavra vivida que gera a ação
Movidos pelo espírito missionário do amor e perdão
Evangelizando com a igreja, pois a vida é missão!
















