Decreto do Bispo Diocesano, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, instaura a PODES – Pastoral do Cuidado – na Diocese de Ruy Barbosa

O dia 17 de novembro de 2023, ficará marcado para sempre na Diocese de Ruy Barbosa, dia em que o bispo diocesano, Dom Estevam, instituiu canonicamente a PODES – Pastoral do Cuidado – articulando assim todas as pastorais sociais, cada uma com sua missão e carisma, caminhado sinodalmente nas ações caritativas no território diocesano.

Padre Carlos Marçal e Leny fizeram a leitura do decreto durante a Celebração das Pastorais Sociais, realizada na noite de sexta-feira (17), na Comunidade Terapêutica Levanta-Te e Anda, por ocasião do VII Dia Mundial dos Pobres. No encontro estavam presentes representantes das Pastorais Sociais em ação na Diocese de Ruy Barbosa, o bispo diocesano, Dom Estevam, assistidos pela Comunidade Terapêutica e projetos sociais, um encontro fraterno e cheio de esperança. 

Recordando a mensagem do Papa Francisco para a ocasião do VII Dia Mundial dos Pobres «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7), o bispo diocesano Dom Estevam lembrou a essência do testemunho de caminhar com os pobres, praticar boas obras e viver com justiça, “isso não é ideologia, é Evangelho”. 

A PODES é um sonho plantado no coração de todos pelo Padre Frans, fundada no mês de março de 2000 com a senhora Joilsa Reis em Tapiramutá, 2002 em Mundo Novo, 2014 em Pintadas, assumida integralmente pela Diocese e a Pastoral do Cuidado, como tanto defendeu o nosso monsenhor Frans, será sempre o legado que na terra ele plantou, a essência do trabalho de sua vida, em seu último boletim ele escreveu: 

‘Incluir pessoas com limitações e problemas mentais não deve ser considerado um assunto complicado ou acidental, mas como uma bênção e um tesouro espiritual. Cuidar das pessoas vulneráveis é a essência da nossa fé católica. Uma Igreja para Todos!

Nossa tarefa, como membros da Igreja, é traduzir a mensagem de inclusão de Cristo em ações práticas, para que a contribuição de cada membro seja respeitada e nutrida. Esta é nossa missão compartilhada.

Pois assim como cada um recebe o dom do Espírito Santo por meio do batismo, também podemos crescer como Igreja por meio dos dons que cada um de nós traz ao corpo de Cristo.’

O seu carinho, amor, respeito e dedicação pelas pessoas com direitos especiais será lembrado para sempre em nossa Diocese.

 

 

Últimas Notícias