Disse-lhes Jesus: “Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham” (Mt 19,14)
Alicerçados na fala do Cristo para acolhermos e deixarmos que as crianças cheguem até Ele, e motivados pelos apelos do Santo Padre para termos a Igreja como lugar para todos. “Igreja é o lugar para todos… Todos, todos, todos!” (Pp. Francisco 2023). O serviço dos coroinhas é antes de tudo, lugar de acolhida para crianças e jovens, que motivados pelo desejo de servir à Liturgia e à comunidade se aproximam e se encantam pelas belezas da Igreja. Lugar de amadurecimento de fé, “celeiro de vocações” leigas, religiosas, consagradas, sacerdotais, familiar. A base é servir como Jesus serviu; acolher como Jesus acolheu; amar como Jesus amou. Em tudo nos espelharmos em Jesus, nosso reverencial. A motivação para o serviço ao altar está acima de toda e qualquer exigência, encorajados pela fala do Papa.
“Vocês podem realmente se orgulhar do que fazem. Não tenham vergonha de servir o Altar, mesmo que estejam sozinhos, mesmo que estejam crescendo. É uma honra servir a Jesus quando Ele doa sua vida por nós na Eucaristia.” (Pp Francisco 2022)
Caminhada
Hoje, muitas de nossas paróquias tem bons e numerosos grupos de coroinhas. Acreditamos na ação do Espírito Santo, que chama a todos, que suscite cada vez mais em nossas comunidades o amor e cuidado pelo serviço dos coroinhas. Desejamos em breve ter em todas as comunidades de nossa amada Diocese grupos de coroinhas, cada vez mais acolhendo e incentivando nossos crianças e jovens a se apaixonarem pela Igreja, discernindo sua vocação e achando seu espaço de serviço no seio dela. Somos chamados para nossa própria vocação.
“Na Igreja, somos todos servos e servas, segundo diversas vocações, carismas e ministérios. A vocação ao dom de si próprio no amor, comum a todos, desenvolve-se e concretiza-se na vida dos cristãos leigos e leigas” (Papa Francisco,2023)
Trabalhos
Cada vez mais nossa Diocese tem incentivado esse importante serviço. No dia 11de Junho de 2023 aconteceu o primeiro Encontrão Diocesano de Coroinhas, no Mosteiro Cisterciense, em Jequitibá. Com mais de cem coroinhas, de diversas idades, reunidos para conhecer, aprender, rezar e celebrar. Reunidos em torno da Eucaristia, alimento de nossa caminhada. As foranias contam com dois representantes cada, coroinhas que foram indicados por elas para em comunhão com a equipe de coordenação diocesana, melhor articularem os grupos de nossa Diocese. As paróquias, em resposta aos pedidos da Diocese, têm seus grupos estruturados, com formações constantes e retiros. Em diversas paroquias de nossa Diocese temos grupos de cerimoniários, jovens veteranos que se empenham na organização e cerimônias litúrgicas da nossa igreja.
Contamos com a intercessão de nossos patronos, São Tarcísio, São Domingo Sávio e o Beato Carlo Acutis, nosso padroeiro diocesano Santo Antônio e a Bem Aventurada Virgem Maria nessa nossa caminhada.
Equipe de Coordenação Diocesana
Padre Carlos Fontinele- Assessor Eclesiástico
Murilo Silva Santana- Coordenador
Ir. Maria Neném dos Santos Filha- Secretária
Almir de Jesus Rios- Tesoureiro
Fotos: