PADRE MÁRIO E MAIS 49 PESSOAS DO REGIONAL NORDESTE 3 ESTÃO NO 15° INTERECLESIAL DAS CEB’s, EM RONDONÓPOLIS

A diocese de Rondonópolis/Guiratinga, situada ao sul do Estado do Mato Grosso, nos dias 17 a 22 de julho de 2023, sediará o encontro do 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).
O Tema escolhido deste evento é este: “CEB’s – Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todos” e seu lema “Vejam vou criar um novo céu e uma nova terra” (65, 17).
Do Regional Nordeste 3 (RN3), Bahia e Sergipe, um grupo de 43 pessoas partiram de ônibus de Feira de Santana, padre Antônio Pintadas foi muito bem lembrado durante o percurso. O Regional Nordeste 3, Bahia e Sergipe, têm 50 participantes.
Padre Mário está representando a Diocese de Ruy Barbosa e relata que:
“Creio que este evento nos trará um novo vigor que será obra do Espírito Santo para haver uma forte comoção e renovação de nossas Comunidades Eclesiais de Base. Na verdade, as CEB’s continuam sendo a melhor expressão da eclesialidade trazida pelo Concílio Vaticano II. Precisamos preservá-las e semeá-las por todas as partes.”
Representante da Diocese de Ruy Barbosa no 15° Intereclesial das CEBs, cita as riquezas das partilhas da realidade das CEBs dos Regionais Nordeste 1, 2 e 3.
Duas perguntas: Como a realidade do país impacta a vida das CEBs e como é a realidade? Como a realidade da Igreja impacta a vida das Comunidades Eclesiais de Base?
Padre Mário menciona alguns aspectos, tais como:
“Preocupa-nos a tendência crescente do clericalismo, seja da parte do clero quanto de leigos. O desafio é redescobrir que a missão de todo batizado, (clero e leigos/as) é a de caminhar juntos, para animar, fortalecer e dinamizar as atividades e compreender o modo da caminhada das CEBs que surgiu a partir do Concílio Vaticano II. Por isso mesmo, estão centradas na Palavra de Deus, no serviço, na acolhida e colaboração mútua. Criar espaços serenos na Igreja para podermos expressar nossa identidade. Deixar nosso pessimismo e acomodação para mostrar a beleza e a riqueza das CEBs”

Últimas Notícias