ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE ROQUELINO LOMES

Como Cristo Mestre, Sacerdote e Rei-Pastor os ministros ordenados são chamados a ensinar, santificar e pastorear ao povo de Deus que pelo seu batismo participam do sacerdócio comum.

No dia 11 de dezembro, domingo, às 10h na Paróquia Catedral Santo Antônio, em Ruy Barbosa, aconteceu a Ordenação Presbiteral do Diácono Roquelino Lomes, presidida por Dom André de Witte, que iniciou a homilia ressaltando a grande alegria em acolher este irmão para o presbiterato.

Meditando sobre a liturgia do dia, lembrou-nos que:

• o 3º domingo do advento nos convida à alegria, pela chegada do Salvador que renova todas as nossas esperanças. O profeta Isaias faz um convite à alegria, onde a libertação está próxima. O motivo da alegria cristã é que Deus não nos abandona, é um Deus que vem em socorro do seu povo, embora haja tantas realidades dolorosas e sombrias, Deus caminha conosco. Jesus é o nosso Salvador. E no natal celebramos a realização desta promessa.
    Aguardamos com a mesma alegria a segunda vinda. Nunca podemos perder a perspectiva da vida plena, Jesus veio, João Batista o anunciou. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou discípulos para lhe perguntarem: “és tu aquele que há de vir ou devemos esperar o outro? ” Jesus respondeu: “ide contar a João o que estais vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim! ”.
    Jesus não afirma sua presença com palavras, mas, convida a perceber os sinais de sua presença. No evangelho de João os milagres são chamados de sinais. Esperavam um Messias poderoso, que viesse como um rei ou imperador, Jesus então convida a não se escandalizarem com sua humildade e simplicidade.
    Ainda segundo Dom André, Jesus chamou, preparou e enviou os apóstolos para continuarem a obra começada. Deu aos doze a missão especial de apascentar as ovelhas, tema escolhido por Roquelino para a ordenação. Deus continua chamando, a Igreja acolhe, prepara, envia e cuida.
    A missão do Presbítero é estar a serviço de Jesus e dos pobres.
    Jesus é o mestre que mostra o caminho, ensina, em uma de suas prioridades, a Diocese escolheu a iniciação cristã para que sejamos verdadeiros discípulos como fora os primeiros cristãos. Jesus é o verdadeiro sumo sacerdote, oferece o sacrifício que é Ele mesmo para a nossa santificação. Jesus é o bom pastor, veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Tendo terminada a celebração, Ir. Clemilda, catequista de crisma de Roquelino deu o seu testemunho, ressaltando a disponibilidade de Roquelino para o serviço: “eu amo servir à Igreja”. E fez dois pedidos: cuide dos pobres, vá onde a missão te chama.

Pe. Carlos Maçal, atual reitor do Seminário Bom Pastor falou em nome do Serviço de Animação Vocacional, ressaltando que ouviu coisas bonitas a respeito do Diácono Roque na cidade de Ipirá:

Homem de Deus, entregue, consumido e doado à causa do Reino de Deus, à Igreja e aos pobres. O padre precisa, antes de tudo, ser humano, ser cristão e ser Igreja.
Quantos mais cristãos formos, mais seremos capazes de reconhecer nossas fragilidades e potencialidades. Quando mais nos aproximarmos das pessoas, quanto mais pararmos de dar voltar ao redor de nós mesmos, quanto mais formos ao encontro do outro, melhor viveremos o nosso ser padre.
Quanto mais Igreja formos, mais teremos consciência de que ninguém se ordena por si ou para si mesmo.

Aos jovens presentes, Pe. Carlos fez um apelo a não terem medo de dar o seu sim a Deus.

“Coragem jovens! Sejam generosos com o Senhor, pois só assim encontrarás o que tanto busca, a felicidade”. Ao povo presente pediu que assumissem o compromisso de rezar pelas vocações.

Por fim, ouvimos o Pe. Roquelino, que agradeceu a todos pela presença e a cada pessoa ou comunidade que fez parte de sua caminhada vocacional.  O tema escolhido foi: “apascenta as minhas ovelhas” Jo 17,21, não por ser bonito, mas pela urgência para os nossos dias. É missão do padre cuidar, apascentar, guiar o rebanho!

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Ruy Barbosa, parabeniza o Padre Roque. Que ele espelhe sua vida no Bom Pastor que doou sua vida pelas ovelhas. Que seu ministério seja reflexo do Bom Samaritano, que seu coração seja capaz de sentir misericórdia e compaixão diante de tantos irmãos que encontramos caídos ao longo do caminho. Tenha sempre o cheiro das ovelhas.

Enviais Senhor operários para a vossa messe, pois a messe é grande e poucos sãos os operários.

Texto: Pascom Diocese de Ruy Barbosa.

Fotos: Flávia Macêdo e Noeli