“Chamei-te pelo nome. Tu és meu!“ (Is 43,1)
De maneira especial esse chamado se visualizou para nós na tarde do último sábado (19/10), através do, sim, generoso e perseverante do Diácono Rafael.
A Santa Missa aconteceu na Paróquia Imaculado Coração de Maria, na cidade de Boa Vista do Tupim, onde o Pe. Rafael nasceu. Estiveram presentes neste sublime dia familiares e amigos, o clero da Diocese de Ruy Barbosa, paroquianos das paróquias por onde passou na sua trajetória formativa, seminaristas e a comunidade de Boa Vista do Tupim.
Pela oração da Igreja e imposição das mãos o V. Ex.ª Revma Dom Estevam dos Santos Silva Filho, ordenou o Diácono Rafael Nascimento Freitas Oliveira presbítero para a Diocese de Ruy Barbosa. Em sua homilia o bispo diocesano, Dom Estevam, citando o Papa Francisco, refletiu sobre as 4 proximidades essenciais para o ministério presbiteral: proximidade com Deus, com o bispo, com o presbitério e com o povo. Podemos ressaltar alguns pontos:
Proximidade com Deus “ Somente na intimidade com Deus encontrarás forças para desempenhar o teu ministério. A oração é a fonte que nutrirá a tua missão e te fortalecer nos desafios.”
Proximidade com o bispo “ Expressão de comunhão e unidade da Igreja, lembra-te que como presbítero serás um colaborador do seu bispo e esta sinergia é vital para o bem da diocese.”
Proximidade com o presbitério “Fraternidade, amizade e colaboração com os teus irmãos presbíteros são essenciais, juntos formarão um corpo que unidos em missão será mais forte e capaz de responder aos desafios da Pastoral.”
Proximidade com o povo “ O presbítero é chamado a estar próximo ao seu povo a ouvir suas alegrias e tristezas, ser um verdadeiro pastor, sem autoritarismo, caminhando em sinodalidade e sendo misericordioso com os que falham.”
Em seus conselhos finais o bispo diocesano, Dom Estevam, lembrou que:
“ A essência do Ministério Ordenado vai muito além do brilho das cerimônias e da beleza das vestes, em um mundo que muitas vezes fascina-se pelas aparências, é fundamental lembrar que o presbítero é um colaborador de Cristo. O Cristo que se abaixou para lavar os pés dos seus discípulos, por isso eu vos digo, na dúvida fique sempre do lado dos pobres, na dúvida aja sempre com caridade e com misericórdia. O teu ministério, amado irmão, será verdadeiramente fecundo quando te dedicares a ser um verdadeiro “lava-pés”, colocando o serviço ao próximo em primeiro lugar. Jesus não veio para ser servido, mas para servir e esse deve ser o seu ideal. Que em cada celebração, encontro com o povo, com o presbitério, com seu bispo e com Deus, a humildade e a disposição para servir sempre te guie e que Maria, mãe dos presbíteros, te inspire a viver esta vocação com alegria e amor, sempre voltado para a missão que te será confiada.”
Durante a ordenação presbiteral, o novo sacerdote é integrado formalmente no ministério sacerdotal, recebendo a missão de pregar o Evangelho, administrar os sacramentos e servir a comunidade. A ordenação é um momento de grande alegria e significado para a Igreja, ao marcar a entrada de um novo membro no ministério sacerdotal.
Vamos juntos rezar para que o Espírito Santo o guie em cada passo do Pe. Rafael, e que ele encontre sempre em Deus uma fonte de encorajamento e amor fraterno.
Assista a celebração:


























































