ORDENAÇÃO DIACONAL DO SEMINARISTA OSCAR SILVA SANTOS 

“Tende em vós o mesmo sentimento de Jesus Cristo” (Fl 2,5) 

 

No dia 15 de abril de 2023, aconteceu a Celebração Eucarística de ordenação diaconal do seminarista Oscar Silva Santos, na sua cidade natal, Wenceslau Guimarães, na Diocese de Ilhéus, presidida pelo bispo da Diocese de Ruy Barbosa, dom Estevam dos Santos Silva Filho. Também estavam presentes padres, seminaristas e leigos da Diocese de Ruy Barbosa. 

 

Em sua homilia, dom Estevam lembrou que Oscar, um jovem de 17 anos que deixou a família e partiu para terras distantes com o propósito de seguir ao Senhor. Que ele possa ter um coração como o de Jesus, misericordioso, que a sua voz seja um eco da voz do Bom Pastor, para que aqueles que o sigam, estejam seguindo o próprio Cristo. Dom Estevam ressaltou: “Não esqueça dos que vivem fora da comunidade e não acreditam na força da ressurreição de Cristo Senhor” e que ele deve, na sua caminhada, combater qualquer sinal de comodismo, ideologias e falta de sinodalidade, que o seu referencial seja o Cristo, que se abaixou para lavar os pés dos pequenos. 

 

 

 

O sacramento da ordem é composto de três graus: diaconato, presbiterato e episcopado. Aos diáconos “são-lhes impostas as mãos, não para o sacerdócio, mas para o ministério sagrado. Fortalecidos com a graça sacramental, servem o povo de Deus, em união com o Bispo e o seu presbitério, na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade. A sagrada Ordenação é conferida pela imposição das mãos do Bispo e a Oração, através da qual ele bendiz o Pai e invoca o dom do Espírito Santo para a realização do ministério”, explica o rito de ordenação dos diáconos.

 

O próximo passo na caminhada vocacional, do agora diácono Oscar, será a ordenação presbiteral, que acontecerá de 6 meses a 1 anos após a ordenação diaconal. 

 

Oscar recebeu as homenagens dos Paroquianos da Paróquia Nossa Senhora das Graças, da Diocese de Ilhéus, que relembram a trajetória do jovem no início do seu discernimento vocacional, o seu carinho pelo Apostolado da Oração, a Pastoral da Juventude e a escolha da Diocese de Ruy Barbosa para servir. O Grupo de Jovens Kairós da Diocese de Ilhéus e a PJMP da Diocese de Ruy Barbosa também realizaram homenagens.

 

Em seus agradecimentos, Oscar, lembrou que ser diácono é ser servo e recordou palavras do Papa Bento VXI, agradeceu a Deus pelo chamado e misericórdia. Aos Familiares, em especial sua mãe, muito emocionado, expressou sua gratidão pelo acolhimento da sua vocação ao ministério ordenado. Agradeceu aos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Diocese de Ilhéus e por todas as paróquias por onde passou na Diocese de Ruy Barbosa. Muito emocionado, Oscar mencionou a gratidão em memória de dom André De Wette, que o acolheu na Diocese de Ruy Barbosa e a dom Estevam por confiar em sua vocação. Oscar fez agradecimentos aos formadores, aos colegas de estudos e aos irmãos seminaristas do Seminário Bom Pastor e enfatizou o orgulho da cidade onde nasceu, Wenceslau Guimarães. Por fim, ressaltou “meu pensar, meu agir, meu ser, meu amor ao próximo, deve ser pensado seguindo o agir, o pensar e o ser de Jesus Cristo”.    

 

 

Últimas Notícias