O POVO CELEBRA A CAMINHADA NA IX ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS EM RUY BARBOSA

No domingo, 21 de Maio, em Ruy Barbosa aconteceu a IX Romaria da Terra e das Águas, com o tema “Dom Mathias: profecia luta e esperança”, celebrando os 25 anos de morte do Bispo Dom Matthias Schmidt, que reuniu milhares romeiros vindos de mais de vinte cidades.

Confira vídeo-reportagem produzida pelo Portal Bacia do Jacuípe:

DEPOIMENTO DE UMA ROMEIRA

Morei na diocese de Ruy Barbosa no final da década de 90. Fazia pouco tempo que Dom Matias havia falecido. Em pouco tempo, eu tinha a sensação de tê-lo conhecido, dada a intensidade de sua presença na memória das pessoas que tinham convivido com ele e na caminhada pastoral da diocese.

Com alegria e emoção, participei da IX Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Ruy Barbosa, que aconteceu no dia 21 de maio, na sede da diocese.

Em clima pascal, o tema da Romaria nos convidava a fazer memória de Dom Mathias nos 25 anos de sua morte e recordar sua luta, profecia e esperança, na luta, profecia e esperança vividas no cotidiano de tantas pessoas, grupos, comunidades em seu dia a dia.

Foi bonito ver o espaço da concentração sendo ocupado pelas romeiras e romeiros que iam chegando com animação, alegria e esperança, iam se (re)encontrando, se abraçando, trazendo notícias de outras pessoas que não vieram, fazendo memória da vida e da caminhada e ainda sendo acariciadas/os pelo frescor da chuva que caiu suavemente.

Após a abertura da Romaria feita por Dom André, ouvimos uma linda literatura de cordel, que nos ajudou a recordar a vida, missão, presença, mensagem de Dom Mathias. Quem o conheceu e conviveu com ele dizia: “ele era assim mesmo!”.

Em seguida, em clima orante e celebrativo, saímos em caminhada. Éramos muitos! O som do trio elétrico não atingia a todos. Por isso, alguns grupos cantavam, outros rezavam, outras pessoas foram conversando e partilhando a vida. Era o povo de Deus em caminhada!

Ao chegar na Praça Santa Tereza, a celebração teve continuidade com momentos fortes e provocadores. Um grupo de jovens falaram em literatura de cordel sobre os vários conflitos, de ontem e de hoje, ligados à terra e à água na diocese de Ruy Barbosa. Ouvimos também o relato sobre a atual falta de água vivido pelas comunidades que são banhadas pelo Rio Utinga, impactadas pelo uso insustentável da água, sobretudo nos projetos do agronegócio instalados na região. Recebemos o convite a nos comprometermos com a campanha de revitalização da bacia do Rio Paraguaçu que será lançada em breve. O pedido de perdão que nasceu diante desta realidade impulsiona a intensificar a profecia, fortalecer a luta e renovar a esperança.

Este foi o tom da proclamação da Palavra, acolhida como semente. Na Palavra proclamada, a vida de dom Mathias se fez Palavra de Deus que ilumina, provoca, frutifica, alimenta e fortalece. E a resposta à Palavra ouvida e acolhida nasceu como prece e oferenda abundante e agradecida pela ação de Deus na criação que se faz convite à partilha e à inclusão. Este momento também foi marcante pela presença dos indígenas Paiaiás de Utinga.

À tarde, tivemos a alegria de vivenciar o encontro musical com Zé Vicente. A música, a arte, a beleza, a poesia, a palavra de amigas/os e familiares de Dom Mathias coroaram a romaria que foi encerrada com o compromisso de sermos sementes, de mantermos viva a luta, a esperança e a profecia, sobretudo nesse momento crítico em que vivemos no país, que nos convoca a intensificar a luta por cidadania, pela garantia de direitos e pela justiça social. “Se formos sementes, o sertão vai florir!”

Marlene dos Santos, icf. Morro do Chapéu/BA

Fotos: Thomas Bauer/ CPT Bahia

Veja mais no facebook da CPT Bahia

Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286