O POVO CELEBRA A CAMINHADA NA IX ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS EM RUY BARBOSA

No domingo, 21 de Maio, em Ruy Barbosa aconteceu a IX Romaria da Terra e das Águas, com o tema “Dom Mathias: profecia luta e esperança”, celebrando os 25 anos de morte do Bispo Dom Matthias Schmidt, que reuniu milhares romeiros vindos de mais de vinte cidades.

Confira vídeo-reportagem produzida pelo Portal Bacia do Jacuípe:

DEPOIMENTO DE UMA ROMEIRA

Morei na diocese de Ruy Barbosa no final da década de 90. Fazia pouco tempo que Dom Matias havia falecido. Em pouco tempo, eu tinha a sensação de tê-lo conhecido, dada a intensidade de sua presença na memória das pessoas que tinham convivido com ele e na caminhada pastoral da diocese.

Com alegria e emoção, participei da IX Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Ruy Barbosa, que aconteceu no dia 21 de maio, na sede da diocese.

Em clima pascal, o tema da Romaria nos convidava a fazer memória de Dom Mathias nos 25 anos de sua morte e recordar sua luta, profecia e esperança, na luta, profecia e esperança vividas no cotidiano de tantas pessoas, grupos, comunidades em seu dia a dia.

Foi bonito ver o espaço da concentração sendo ocupado pelas romeiras e romeiros que iam chegando com animação, alegria e esperança, iam se (re)encontrando, se abraçando, trazendo notícias de outras pessoas que não vieram, fazendo memória da vida e da caminhada e ainda sendo acariciadas/os pelo frescor da chuva que caiu suavemente.

Após a abertura da Romaria feita por Dom André, ouvimos uma linda literatura de cordel, que nos ajudou a recordar a vida, missão, presença, mensagem de Dom Mathias. Quem o conheceu e conviveu com ele dizia: “ele era assim mesmo!”.

Em seguida, em clima orante e celebrativo, saímos em caminhada. Éramos muitos! O som do trio elétrico não atingia a todos. Por isso, alguns grupos cantavam, outros rezavam, outras pessoas foram conversando e partilhando a vida. Era o povo de Deus em caminhada!

Ao chegar na Praça Santa Tereza, a celebração teve continuidade com momentos fortes e provocadores. Um grupo de jovens falaram em literatura de cordel sobre os vários conflitos, de ontem e de hoje, ligados à terra e à água na diocese de Ruy Barbosa. Ouvimos também o relato sobre a atual falta de água vivido pelas comunidades que são banhadas pelo Rio Utinga, impactadas pelo uso insustentável da água, sobretudo nos projetos do agronegócio instalados na região. Recebemos o convite a nos comprometermos com a campanha de revitalização da bacia do Rio Paraguaçu que será lançada em breve. O pedido de perdão que nasceu diante desta realidade impulsiona a intensificar a profecia, fortalecer a luta e renovar a esperança.

Este foi o tom da proclamação da Palavra, acolhida como semente. Na Palavra proclamada, a vida de dom Mathias se fez Palavra de Deus que ilumina, provoca, frutifica, alimenta e fortalece. E a resposta à Palavra ouvida e acolhida nasceu como prece e oferenda abundante e agradecida pela ação de Deus na criação que se faz convite à partilha e à inclusão. Este momento também foi marcante pela presença dos indígenas Paiaiás de Utinga.

À tarde, tivemos a alegria de vivenciar o encontro musical com Zé Vicente. A música, a arte, a beleza, a poesia, a palavra de amigas/os e familiares de Dom Mathias coroaram a romaria que foi encerrada com o compromisso de sermos sementes, de mantermos viva a luta, a esperança e a profecia, sobretudo nesse momento crítico em que vivemos no país, que nos convoca a intensificar a luta por cidadania, pela garantia de direitos e pela justiça social. “Se formos sementes, o sertão vai florir!”

Marlene dos Santos, icf. Morro do Chapéu/BA

Fotos: Thomas Bauer/ CPT Bahia