
Aos que esse nosso decreto complementar virem, saudação e bênção pastoral
Conscientes que “a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5), emitimos no dia 05 setembro de 2020, nosso primeiro decreto de flexibilização, nesse tempo de Pandemia, dando início ao retorno às celebrações presenciais.
Todos nós experimentamos os sofrimentos e as tristezas, as alegrias e as esperanças neste tempo desafiador com o “Povo de Deus” através das orações e gestos concretos de solidariedade. Nas 22 cidades de nossa Diocese, foram mais de 70 óbitos, e poderão subir ainda mais, devido, sobretudo a imprudente flexibilização causada nesse tempo de campanhas eleitorais. As restrições das atividades eclesiais ainda são necessárias, pois, estamos numa estabilidade com “Platô” alto nos casos de contaminação e morte em cidades que fazem parte de nossa Diocese de Ruy Barbosa. Dessa forma, mais do que nunca, a flexibilização deve ser cautelosa para evitar aglomeração e expor os fiéis ao contágio da COVID 19 que é altamente transmissível e letal.
Diante de solicitações que chegam até nós, permitimos aos Párocos/Administradores Paroquias, que com sábio juízo e discernimento, pode-se permitir, no interior da Igreja, reuniões do Conselho Pastoral Paroquial, de oração do Terço dos Homens e da Renovação Carismática Católica, recomendando, no entanto, que as demais reuniões de conselho, grupos e pastorais, continuem utilizando – se das plataformas digitais.
PERMITIMOS, que as celebrações dos Sacramentos, assistência aos enfermos, velórios, que os Párocos/Administradores com auxílio do Conselho Pastoral Paroquial, possam observar as orientações da Comissão de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (em anexo), que serão atualizadas e colocadas em prática conforme a realidade de cada Paróquia, cabendo rigoroso discernimento em tais flexibilizações. Desta forma, “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho!” (At 20,28), com prudência e máximo cuidado pastoral.
Perseveremos na oração, suplicando a Santo Antônio Padroeiro Diocesano e a Santíssima Mãe, recomendar-nos a seu Filho Jesus Cristo. Dada e passada na sede de nossa Diocese de Ruy Barbosa aos 19 de outubro de 2020.
Abaixo, você pode baixar as orientações litúrgico-pastorais para o retorno às atividades presenciais elaboradas pela CNBB