Nota de Dom André De Witte Bispo da Diocese de Ruy Barbosa – BA

Na parábola do Bom Samaritano, Jesus nos mostra que tem pessoas que não se preocupam com o pobre assaltado à beira do caminho. E nos ensina que o certo é se fazer próximo, ter compaixão; fazer o bem, sem olhar a quem.

Os bispos do nosso Regional Nordeste3, Bahia e Sergipe, “na convivência de pastores com o nosso povo, percebemos a sua imensa angústia e apreensão diante do que está acontecendo no país … Para culminar, as propostas de reformas do Governo Federal, especialmente a previdenciária, ameaçam os direitos sociais adquiridos pela Constituição Cidadã de 1988, penalizando, sobretudo, os mais pobres e vulneráveis.”  Na nossa mensagem (15/03) “Conclamamos nossas comunidades cristãs que se unam e não se deixem abater”.(Cf 2 Cor 4,16)”

unnamed

 

Nosso clero reunido (21/03) “decidiu não ficar somente em falar nas comunidades, inclusive nas suas celebrações, e realizar um abaixo assinado para o Congresso, mas sobretudo convocar para um ato público contra a atual Reforma da Previdência e de outros Direitos já garantidos que estão sendo violados: uma mobilização para aderir à luta de todos os movimentos e iniciativas contra a Reforma da Previdência (PEC 287/2016), que certamente prejudicará a maioria dos Trabalhadores/as, e especialmente a VIDA dos mais pobres”

unnamed (1)

 

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em nota sobre a PEC 287, (23/3) manifestou apreensão com relação ao projeto do Poder Executivo em tramitação no Congresso Nacional, considerando que a mesma “escolhe o caminho da exclusão social.” Elenca vários pontos, desde o Art. 6º da Constituição que estabeleceu que “A previdência não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio”, até as palavras insistentes do Papa Francisco agora dirigidas às senhoras e aos senhores parlamentares:

unnamed (2)

“…Nunca falte a garantia para a velhice, a enfermidade, os acidentes relacionados com o trabalho. Não falte o direito à aposentadoria, e sublinho: o direito — a aposentadoria é um direito! — porque disto é que se trata.”

E a Nota conclui: Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados.

Unido e solidário com o colégio episcopal e presbiteral conclamei e convoquei, 3 vezes, conforme as notas, à mobilização de uma maneira geral.

Agora faço uma convocação concreta para o “nosso” Ato Público
Estimado Povo de Deus, organizações, sindicatos, associações, igrejas, pessoas de boa vontade,

Com esperança e fé, em comunhão com todos os que estão indo às ruas, a Diocese de Ruy Barbosa vos convoca para um ato público contra a atual Reforma da Previdência e em defesa de Direitos garantidos que estão sendo violados.

LOCAL DA CONCENTRAÇÃO: PRAÇA DA IGREJA CATEDRAL – RUY BARBOSA

DATA : SÁBADO 08 DE ABRIL DE 2017 ÀS 08h30 HORAS

 

INCENTIVO TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO NOS ATOS COM O MESMO OBJETIVO
NAS RESPECTIVAS PARÓQUIAS /MUNICÍPIOS
NO DIA 31/03 OU EM OUTRO MOMENTO

E se o Bom Samaritano tivesse chegado mais cedo conseguindo evitar o assalto?
Esta pergunta não tem resposta.
Mas para a última palavra de Jesus tem e Ele a espera: Vá e faça a mesma coisa!

+ André De Witte
Bispo da Diocese de Ruy Barbosa-BA
28/03/2017

Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286