Início da 55ª Assembleia Geral da CNBB por Dom André

Caros Irmãos e Caras Irmãs,

Com a presença de mais de 370 bispos, começou nesta quarta, 26/04, em Aparecida a 55ª Assembleia Geral da CNBB. Talvez muita gente acompanhou ao vivo a Missa de Abertura no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A homília do Presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha deixou bem claro o espírito deste evento.

  • A sua fonte e inspiração mais profunda:

“Esta celebração eucarística é o primeiro ato da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. É sinal e recordação de que a Eucaristia é a fonte e o sustento da vida e missão da Igreja e, portanto, a fonte da comunhão que nos une nestes dias de Assembleia.

Iniciamos o nosso dia rezando, iniciamos as nossas atividades com a Eucaristia, porque sabemos que o nosso compromisso de promover a unidade e a paz é dom de Deus, é graça do Senhor Ressuscitado, é dom do Espírito que anima a missão evangelizadora da Igreja. Por isso, os nossos esforços em favor da unidade, da justiça e da paz, no Brasil e no mundo, devem ser acompanhados de oração, de muita oração, e da escuta da Palavra para poder discernir os passos a serem dados e ter a força para percorrer o caminho a seguir. Por isso, pedimos encarecidamente a oração da Igreja em todo o Brasil pela Assembleia Geral que se inicia. Rezem por nós!”

  • A missão que temos pela frente na realidade que estamos vivendo:

São inúmeros os desafios para a missão da Igreja… A boa nova que ouvimos necessita ser anunciada a todos, especialmente aos que mais sofrem…  A certeza de contar sempre com o amor de Deus nos anima na missão bonita e exigente de evangelizar, compartilhando a alegria e a esperança do Ressuscitado com todos, especialmente com aqueles que mais sofrem as consequências da atual crise política e econômica… Discípulo de Cristo, cristão, de verdade não tem medo que as suas obras sejam manifestadas, não se esconde por trás de esquemas que não condizem com a vida cristã; jamais se deixa corromper. Somos chamados a ser cristãos por inteiro, a viver na santidade, a ser fieis também nas pequenas coisas do dia a dia. Nós condenamos duramente a corrupção, mas não podemos tolerar e reproduzir atos aparentemente pequenos de infidelidade e desonestidade no dia a dia. Nós rejeitamos a perda de direitos dos pobres e pequenos nas iniciativas políticas, mas não podemos aceitar a falta de respeito à vida e à dignidade das pessoas no cotidiano. Nós repudiamos as violações à vida nascente, como o aborto, mas não podemos ficar indiferentes as violações sofridas, ao longo da vida, pelos pobres e fragilizados.

Seja o nosso louvor pascal manifestado com os lábios, o coração e a vida. Seja acompanhado da busca da paz, jamais cedendo à tentação da agressividade em palavras ou atos. A busca da justiça que conduz à paz não se faz através da violência…. Quem celebra a Pascoa não pode adotar um estilo de vida marcado pela agressividade e violência. Quem crê em Cristo Ressuscitado, é chamado a vida nova; crê na vitória do amor sobre o ódio, da misericórdia sobre a vingança, da paz sobre a violência, do perdão sobre o ressentimento e da vida sobre a morte. Nos cremos no poder do amor misericordioso!

  • Já pensando num compromisso renovado

Recordando, com louvor a Deus, os dez anos da Conferencia de Aparecida, vamos redobrar o empenho para ser uma Igreja de discípulos missionários de Jesus Cristo, Igreja misericordiosa, “em saída” para compartilhar com todos a alegria do Evangelho.

De Aparecida um abraço fraterno,

Dom André

 

 

Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286