Iniciação à vida Cristã por Marlene Ferreira

Quando falamos em Iniciação à vida cristã, precisamos compreender que esse é um itinerário “caminho” necessário para todos os que desejam viver profundamente a fé cristã baseada nos princípios do Evangelho.

Muitos receberam o batismo e eventualmente os outros sacramentos, porém não receberam a evangelização, preparação de base. Outros procuram receber os sacramentos e precisam fazer um processo de seguimento, inserção na comunidade, conversão, encontro e adesão a Jesus Cristo e seu projeto, para tanto, necessitam iniciar os primeiros passos do itinerário da fé.

A Iniciação à vida Cristã é um processo de evangelização, de catequese, de interação entre fé e vida, de engajamento na comunidade para aqueles que desejam participar profundamente da vida cristã e requer a decisão livre da pessoa. A Igreja tem a missão de acolher, acompanhar e introduzir o/a catecúmeno/a no “mistério de Cristo, da Igreja e dos Sacramentos, por meio do anúncio (Kerígma), da catequese, celebrações e ritos sacramentais.

As etapas do período de preparação são marcadas por ritos celebrativos capazes de envolver os iniciados na Mistagogia, ou seja, aprofundamento e amadurecimento da fé, uma adesão integral a Jesus Cristo e seu projeto de construção do Reino de Deus. Isto só é possível com uma profunda interação entre catequese e liturgia bem como do testemunho e participação de toda a comunidade.

A Diocese de Ruy Barbosa fez a opção, e traz como uma das suas prioridades, a Catequese com Inspiração Catecumental, neste sentido vem centrando forças na preparação das Comunidades e catequistas bem como na elaboração do Plano Diocesana de Catequese que irá fundamentar esse processo de discipulado, pelo qual os/as cristãos/ãs se preparam para uma profunda e infinita comunhão com Jesus Cristo.

“Eu quero te ouvir, eu vou te seguir. Senhor eis-me aqui” (Jorge Trevisol).

Marlene Ferreira

 

Últimas Notícias