Queridos irmãos no sacerdócio, queridos diáconos, seminaristas, vocacionados, religiosas (os) e todo povo de Deus que participam conosco pelas mídias sociais dessa celebração eucarística de ordenação de um novo diácono, para a diocese de Ruy Barbosa. Uma saudação especial aos familiares do futuro diácono Ailton: Sua irmã Elielza e seu esposo Reinaldo e demais familiares.
Servir ao Senhor com alegria! (Sl 100,2)
Este lema escolhido pelo Ailton, tradução acertada da missão de todos os Apóstolos/ Discípulos, consequentemente de todos os diáconos e servos de Cristo, o de servir ao Senhor na alegria! O Senhor o chamou para ser discípulo e servo, essas duas palavras: discípulo e servo, são inseparáveis. São como recorda o Papa Francisco, como duas faces da mesma moeda. Quem anuncia Jesus é chamado a servir, e quem serve anuncia Jesus. Por outras palavras, se evangelizar é a missão dada a cada cristão no Batismo, servir é o estilo segundo o qual se vive a missão, o único modo de ser discípulo de Jesus.
Gostaria de tecer breve motivação sobre o diaconato provisório, como o do Ailton que após alguns meses já poderá ser ordenado padre, mas também aos que poderão ser diáconos permanentes como o diácono Genival, diác. Joaquim e o diác. Valterley Alves Costa (Diocese de Mogi das Cruzes que está se mudando para a cidade de Utinga e breve terá uso de ordens). O diaconato é um mini (pequeno) serviço, mas não um serviço qualquer, é algo nobre porque tende haver ao “imitar” o Cristo que com a toalha e bacia nas mãos abaixou-se com humildade mostrando como deve ser o servir na alegria.
Todos nós (Papa, Bispo, padres) fomos ordenados diáconos e diáconos permaneceremos até o fim de nossa vida. Um exemplo claro sobre o maior na hierarquia que se faz menor, servo e servidor, que jamais poderemos nos esquecer, é a forma como o saudoso bispo Dom André, até o final de seus dias, viveu o seu diaconato. Esse é o modelo que desejo de diácono em nossa diocese, o modelo daquele diácono que mesmo chegando ao episcopado. Tendo deixado de ser diácono no dia que foi ordenado padre, em 6 de julho de 1968, (53 anos), continuou a servir como diácono até o último dia 25 de abril, dia do Bom Pastor. Sobre o diaconato permanente, a partir de hoje, estamos iniciando um caminho, abrindo as portas para o chamado vocacional ao diaconato permanente.
Aqui, já quero dar uma missão ao novo Diácono Ailton, mas a todos os padres presentes. Comecem em suas paróquias, um grupo vocacional, com adolescentes e jovens que possam discernir a vocação, cultivando atenção prioritária aos chamados ao Sacerdócio. Chamem também homens casados e testados no amor familiar, na Igreja e no trabalho, para poderem discernir a eventual vocação ao Diaconato Permanente. Dou-lhes uma dica, escolha um dia semanal para rezar as laudes, ou vésperas, ou as completas com os vocacionados ao Sacerdócio e ao Diaconato Permanente. Fará muito bem a eles e a vocês, pois, não faltam vocações, faltam cultivadores. Por favor, comecem no mês de agosto esse grupo vocacional misto, identifiquem os que já tem a semente de serem servos.
As leituras de hoje:
• A primeira (Amós 7,12-15) que recorda o serviço profético do vaqueiro Amós.
• A segunda leitura (Ef 1,3-4) onde São Paulo revela o maravilhoso plano de Deus que com “o sangue do próprio filho veio salvar a todos”…
• E no evangelho (Mc 6, 7 – 13) onde Jesus dá instruções exatas aos missionários Apóstolos, a respeito da missão a seu estilo, enviando dois a dois… (exemplo hoje comunidades de padres)
Plano Pastoral Diocesano: Hoje, quando completo um ano que pisei nesta terra e nessa Catedral pela primeira vez (amanhã um ano de minha posse), quero renovar o compromisso como Igreja sinodal a luz do nosso plano pastoral diocesano, totalmente em sintonia com o Papa Francisco e a amada CNBB: EVANGELIZAR, A PARTIR DE JESUS CRISTO, EM COMUNIDADES ECLESIAIS QUE SEJAM ACOLHEDORAS, MISSIONÁRIAS E SERVIDORAS, À LUZ DA EVANGÉLICA E PROFÉTICA OPÇÃO PELOS POBRES, NO CUIDADO DA CASA COMUM, PARA TESTEMUNHAR O REINO DE DEUS NAS TERRAS DA DIOCESE DE RUY BARBOSA.
Concluindo: Que Nossa Senhora mãe das Vocações, a exímia servidora do Pai, continue intercedendo pelos doentes e pelo avanço da vacinação contra a COVID-19, que ela, com Santo Antônio, continue a abençoar esse amado Presbitério de Ruy Barbosa e as mais de 700 comunidades, abençoe nossas religiosas e religiosos consagrados, que nossas Igrejas sejam verdadeiras casas do Pão, da Oração, da Palavra, da Caridade e da Missão. Que São Bento, cujo lema Orai e trabalhai (Ora Et Labora) interceda por todos nós, de maneira ao Diácono Ailton.
Dom Estevam dos Santos Silva Filho.
Bispo Diocesano.
FOTOS:
ASSISTA A CELEBRAÇÃO