7º NORDESTÃO DAS CEBS

Os encontros das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são momentos fortes de reflexão, celebração e motivação para continuar fazendo realidade a luta pela construção do Reino de Deus. Cerca de 400 delegados(as), vindos das mais diversas dioceses do nordeste brasileiro, estiveram reunidos(as) em Teresina, Piauí, entre os dias 07 e 10 de julho, refletindo sobre o tema: “CEBs no Nordeste e os desafios do mundo urbano”, e lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo nordestino e desci para libertá-lo”. Entre os presentes estavam nove bispos, o que na opinião de Monsenhor Edson de Castro, bispo de Iguatú, mostra o interesse da Igreja hierárquica pelas CEBs.
Nossa sociedade é marcada pela cultura urbana, que penetra até os rincões do mundo rural e influencia o comportamento social, econômico, político e religioso das pessoas, comunidades, pastorais e movimentos sociais. Para o Pe. Anastasio Ferreira, a cidade não é só uma aglomeração de gente ou de grandes estruturas de concreto e metal, mas um espaço para viver e conviver. Nas cidades brasileiras, há um extermínio que tem classe social e cor de pele definidos, é uma sociedade onde a injustiça é institucionalizada e a convivência baseada na lógica do mercado. Ele chega a afirmar que o Estado brasileiro é o primeiro a não respeitar as leis, pois os direitos (saúde, moradia, educação, segurança…) são mordomias reservadas a minorias privilegiadas.
Diante desta realidade, tendo como base a Palavra de Deus, Ir. Hermínia Boudens animou os presentes a transformar a cidade em um lugar onde o poder deixe de ser centralizado, para se transformar em uma realidade participativa, tendo como referência, segundo o Pe. Valdeci Vidal, o Jesus histórico, que acompanha de perto a vida do povo. Nas oficinas os participantes refletiram sobre os vários aspectos da realidade em que vivem, chegando à conclusão de que estes momentos ajudam a entender melhor os desafios atuais e encorajar os cristãos a se manterem firmes na construção de uma nova sociedade.

“Eu vou por aí com meu canto; Abrindo estradas, quebrando encantos. / Rompendo as barreiras do coração, rasgando mentiras e ilusão; Meu Canto é Arma eu Sei/ E há tempos estou na Luta.” (Zé Vicente)

Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286