Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida por Geisa Damasceno

Fraternidade:   Biomas Brasileiros e Defesa da Vida.

Lema: Cultivar e Guardar a Criação (Gn2,15).

O fundamento da Vida é o Amor, e foi por Amo que Deus entregou–nos a sua obra. Porque confiava em nós e nós sendo também obra de suas mãos deveríamos ser muito mais agradecidos, a tudo o que nos foi oferecido.

A Terra é a nossa casa comum, temos tudo em comum: (o espaço, a água, o ar, o Sol, o convívio natural e social). Por   isso devemos valorizar essa Mãe Terra tão fértil e produtiva, a qual nos foi entregue por Deus, dando a cada um de nós a corresponsabilidade de zelar e cuidar dessa Casa Comum.

O nosso país é plural, rico em diversidade cultural, diversidade de vidas, etnias, raças e belezas sem igual, por isso estamos sendo convocados mais uma vez para o cuidar, defender e promover a Vida.

Os nossos biomas estão sendo ameaços e destruídos pela ganância humana. O consumismo, o desperdício, o poder, a ambição e o ter; nos faz desrespeitar, desvalorizar e escravizar a Vida   em todos os seus ciclos, em todas as suas esferas. A não valorização da natureza e dos ecossistemas, deixa para os nossos descendentes uma Terra sem vida destruída, degradada pela ganância e ignorância do Homem que busca aquilo que é do seu interesse.

Não temos o direito de olhar para o sofrimento alheio e passarmos ilesos, sem ação. Cadê o Amor ao próximo que tanto pregamos? O que nos diz os mandamentos? Onde está a vida em abundância para todos (as)? O que define o Projeto de Deus em nossa vida? Assim também não temos o direito de fecharmos os olhos para a destruição que nos leva á morte tornando- dos   indiferentes.

Com certeza o Brasil mesmo em meio a tantos Golpes, retrocesso de conquistas e desvalorização da vida; A Igreja está realizando com muito entusiasmo a Campanha da Fraternidade. Isso porque acredita na Vida, na Ressurreição no maior mandamento que o Senhor Jesus Cristo nos deixou que é o Amor. Portanto, é dever de os cristãos (as), cidadãos (as) independente seu sua Crença, é gerar um cuidado para essa Casa Comum, que nos foi dado por Deus.

Que possamos trabalhar cada vez mais com afinco trazendo para as nossas bases, grupos, movimentos e pastorais: á Vida, sensibilizando e alertando o povo brasileiro sobre a valorização dos nossos biomas.

Tendo a certeza de que as paróquias estão trazendo vários testemunhos de vida e revitalização da natureza e que com certeza a diversidade de atividades desenvolvidas nessa diocese é bastante ampla é fato envolver a participação direta dos jovens nesse processo, pois estão juntos, protagonizando esse momento tão especial e de conversão em suas bases, assim como os outros movimentos e pastorais.

Queremos viver bem o presente, o hoje; mas, queremos também um futuro com muito verde, cheio de esperança, gerando a produtividade e os direitos respeitados. Mas para isso acontecer é necessário a união de todos, o caminhar de mãos dadas, (juntos, lado-a-lado), abraçando a causa. Depende de cada um de nós, para que as coisas mudem; e voltem para o seu verdadeiro sentido. Somos chamados a reconduzir o mundo á Verdade, essa verdade tem um nome chama-se: Jesus Cristo!

Geisa Damasceno.
Diocese de Ruy Barbosa, Macajuba, PJMP.

CORDEL

Os Biomas Brasileiros

1_ A Amazônia é fundamental

Para o equilíbrio natural
Matas, campos e
Várias espécies
Ocupam    esse   bioma

2_ Água doce pra beber

Pra a vida florescer
Você também encontra lá
São 20%   da  água  do Planeta
Só  falta  valorizar

3_ A Caatinga Ressuscita

Toda vez que a chuva caí
A chuva traz a vida pra gente
Plantas  e  animais

4_ No  cultivo de vegetais

Com Fauna e Flora diversificada
Apresentamos o Pantanal
Que bioma   fenomenal!
Ele é a ligação entre o Cerrado
No Brasil Central e o
Chaco  Boliviano

5_E não para por   aí
 Na  região amazônica
Ao norte   brasileiro
Também está presente
 É uma área de transição
Com um ecossistema variado
Periodicamente inundado

6_Com troncos e ramos retorcidos
Apesentamos o Cerrado
São árvores rasteiras
Ocupando  o Planalto central
Nessas terras brasileiras

7_Os incêndios preocupam
Por de  mais as  vidas que habitam alí
Ameaçando  essas de simplesmente
Não existir

8_Já a  Mata Atlântica
É  que  abastece 70% do Brasil
Mas a   exploração começou
Desde a colonização
Levaram nossas riquezas
Extraíram o pau – brasil
Árvore  cujo nome
Denominou essa nação

9_Os Pampas é chão de Índio
Aonde Pajé pode pisar
É a casa de nossos irmãos
Que os invasores queriam tomar
Mas pra que isso?
Se esse chão já tem dono
É do Índio e com razão
E branco nesta CHÃO não manda não  !

Geisa Damasceno,
Paróquia santa Luzia , Macajuba Bahia,
Diocese de Ruy Barbosa. Dali PJMP!