Festa da Imaculada Conceição, em Miguel Calmon

A paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Miguel Calmon, celebrou a festa da sua padroeira nos períodos compreendidos entre novembro e dezembro. As festividades começaram com as caminhadas, no dia 15 de novembro, que continuaram até o dia 25 do mesmo mês. Os fiéis saíram da Igreja Matriz e foram em direção a uma capela, partindo sempre do último destino para outra capela no próximo dia, até retornarem à igreja no dia 25.

O novenário, a segunda etapa da festa, ocorreu do dia 29 de novembro a 07 de dezembro. A paróquia recebeu diversos convidados, incluindo presbíteros, seminaristas e religiosas. Depois da Santa Missa, as pessoas participavam da quermesse, compravam e divertiam-se com som ao vivo.

Por último, o dia solene, 08 de dezembro, iniciou com a alvorada pelas ruas da cidade às 05h. A oração do Santo Ofício de Nossa Senhora foi realizada às 06h, e a Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Estevam, foi celebrada às 10h. O monsenhor Edival, o pároco Giorlando Barbosa, e os padres nascidos em Miguel Calmon Cláudio, Islan, Jorge e monsenhor José Oliveira concelebraram.

Às 17h30, os muitos fiéis saíram em procissão pela cidade, com a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição na frente, seguida das imagens de Nosso Senhor e de São José. A fanfarra dava ritmo e ajudava as pessoas a cantarem. Logo após, voltaram para a Igreja Matriz, onde foi realizada a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Foram dias belos e orantes, que terminaram no dia solene com muita devoção e ainda mais beleza.