APRESENTAÇÃO
A Escola Diocesana de Comunicação surge da necessidade de aprimorar os conhecimentos sobre comunicação dos agentes da Pascom da Diocese de Ruy Barbosa. Sabendo que a comunicação é via transversal na vida da comunidade eclesial, busca-se através da formação fortalecer a caminhada das Pascons no território diocesano. Ela baseia-se nos documentos da Igreja sobre a implantação da Pastoral da Comunicação e busca tornar a ação da Igreja visível utilizando os diversos recursos de mídias audiovisuais.
“Ser comunicação para fazer comunicação eclesial” é o lema, onde não basta ao agente de pastoral da comunicação conhecer os recursos de mídia digital, mas também entender e interiorizar os processos de comunicação social bem com a visão da Igreja, e vivencias toda a espiritualidade em torno da comunicação. A Escola se apresenta ainda como um espaço de diálogo e estudo em torno dos processos comunicativos da comunidade eclesial, em busca de pensar, aprender e desenvolver melhores processos comunicativos, dentro de uma visão religiosa, mas também acadêmica.
Os conteúdos oferecidos pela Escola Diocesana de Comunicação visam desenvolver nos discentes um olhar construtivo diante da comunicação eclesial, sendo capazes de distingui-la de uma mera comunicação publicitária. Busca torná-los capazes de utilizar recursos midiáticos para evangelizar, criar projetos e executar campanhas evangelizadoras.

OBJETIVOS
Geral
Promover formação para os agentes da Pastoral da Comunicação, visando a educação, o aprofundamento e o incentivo para o conhecimento da arte de comunicar, nas diversas formas, tendo em vista uma ação pastoral que favoreça a missão de evangelização da Igreja local, com qualidade e Eficiência.
Específicos
– Proporcionar conhecimento e vivência em comunicação humana e pastoral;
– Oferecer e estimular a formação, em técnicas de comunicação, aos agentes pastorais das paróquias;
– Oferecer conhecimentos teóricos e práticos das linguagens, dos meios e modelos de comunicação.
– Criar oportunidade para gerar conhecimento científico e pastoral na área da comunicação.
PERFIL DOS DISCENTES
O público-alvo dos cursos oferecidos são os agentes da Pastoral da Comunicação. Cada aluno assume o compromisso de ter a frequência mínima exigida pela Escola em cada disciplina. Cada aluno assume o compromisso de também ser um agente multiplicador na sua comunidade, quando chamado a dar formação para outros agentes pastorais, na área em que foi capacitado, contribuindo para melhorar a forma de se comunicar de outros agentes pastorais e da Igreja local.




CORPO DIRETIVO
Administrativo
Diretora – Ir. Lilian Cristina Pinheiro
Tesoureiro – Iarly Araújo
Pedagógico
Coordenadoras- Laise Ribeiro e Karyne Gusmão
















