Entre os dias 08 e 09 de junho, a Pastoral Presbiteral da Diocese de Ruy Barbosa realizou mais um encontro de formação para o clero, com o tema: Ministério Sacerdotal, isolamento social e saúde psíquica.
O Encontro foi assessorado pela Psicóloga Maria Goretti Mendes Cruz, formada em psicologia clínica, mestre em família na sociedade contemporânea, especialista em terapia analítica junguiana, especialista em terapia cognitivo-comportamental, especialista em logoterapia e análise existencial, formação em terapia do esquema (Padrões cognitivos e emocionais), especializanda em Gestão de Pessoas: carreira, liderança e coaching.
Estavam presentes os padres de nossa diocese, seminaristas, em estágio pastoral, Dom Estevam dos Santos S. Filho, nosso bispo diocesano, algumas psicólogas e padres de algumas dioceses do Regional Nordeste 3 da CNBB.
Após elencar as perdas simbólicas da pandemia e suas consequências para o psiquismo humano, a Dra. Gorett, entrou naquilo que é próprio dos sacerdotes, convidando-os a elencar quais são as perdas mais comuns e como estamos lidando com elas.
Certos de que não há perdas sem ganhos ou ganhos sem perdas, precisamos também nos perguntar quais insights ou luzes esta pandemia está trazendo para o ministério sacerdotal.
No início da pandemia muito ouvimos que a pandemia nos tornaria melhores, no entanto constatamos que a humanidade segue cometendo os mesmos erros. Só se tornarão melhores aqueles que tomarem a decisão de seguir um caminho de crescimento. Não podemos mudar a realidade que causou o trauma, mas temos a liberdade de decidir como vive-lo. Esta liberdade é sagrada, ninguém nos rouba!
Não basta saber das emoções que temos, mas decidir o que fazer delas. Saber é uma informação importante, que faz parte do caminho, mas não é o caminho todo, é preciso levar ao nível da consciência e da responsabilidade que temos diante da nossa vida!
Por fim, a Dra. Gorett, apontou aos padres, alguns elementos que podem ser observados por todos, para a preservação da saúde psíquica, espiritual e biológica em vista do bem de si mesmo e da comunidade.
Agradecemos a Pastoral Presbiteral, a Dom Estevam e a Dra Maria Gorett por este momento riquíssimo oferecido a nosso clero e estendido ao clero do Regional Ne3.
Pe. Erivaldo (Vigário Geral)
Pe. Carlos Fontenele (Coordenação do Clero)