Diocese de Ruy Barbosa se prepara para o Dia Mundial dos Pobres com ênfase na oração e ações sociais

Na noite de sexta-feira, 1º de setembro, Dom Estevam, Bispo Diocesano de Ruy Barbosa, convocou os coordenadores das pastorais e projetos sociais para um encontro de aprofundamento sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres de 2024. Com o tema central “A oração do pobre eleva-se até Deus” (Sir 21,5), a celebração, que será realizada este ano no dia 17 de novembro, ganha um significado ainda mais especial neste ano dedicado à oração e em preparação para o Jubileu de 2025.

Durante o encontro, Dom Estevam destacou a importância da oração dos pobres como um canal direto com Deus, conforme enfatizado na mensagem papal. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar as iniciativas que estão sendo organizadas na Diocese para celebrar o Dia Mundial dos Pobres de forma significativa.

Leia carta na integar :Carta do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres 2024

Gianluca, futuro diácono permanente, cuja ordenação está marcada para 14 de dezembro e terá como missão coordenar as Pastorais Sociais através da Pastoral do Cuidado , apresentou propostas concretas para as coordenações das Pastorais Sociais. Suas ideias incluíram sugestões de atividades para o Dia Mundial dos Pobres e ações contínuas para fortalecer as pastorais sociais na Diocese.

Sugestões para o Dia Mundial dos Pobres na Diocese de Ruy Barbosa 

ORAÇÃO PARA E COM OS POBRES

  1. Um dia (ou meio-dia) de Retiro em preparação do dia 17.11.24
  2. Celebração Eucarística no dia 17 na Matriz e Celebração da Palavra nas Comunidade com animação da Missa feitas com a ajuda dos pobres. Pode ser que as ofertas arrecadadas sejam destinadas, em parte, para atividades caritativas para com os pobres daquela paróquia/comunidade.

COMO PROPOSTA PERMANENTE

  1. Leitura orante e comentada do livro do Sirácida. 51 Capítulos. Encontro de oração semanais com 2 capítulos por encontro. 6 meses de tempo. Convidar principalmente os pobres e necessitados a estes encontros bíblicos.
  2. Ter sempre nas orações dos fiéis das Celebrações dominicais 1 ou 2 orações para os pobres.

 

ATIVIDADE PARA E COM OS POBRES

  1. Almoço comunitário convidando pobres e excluídos da cidade, mas não apenas como convidados passivos. Alguns dias antes fazer contato e propor de ajudar na preparação deste almoço sentindo-se responsáveis e parte da comunidade.
  2. Um mercadinho do usado na praça da cidade/comunidade ou na frente da Igreja.

Envolvendo mais pessoas possível. Quem doa objetos (roupa, kit higiene pessoal, brinquedos, …). Os pobres ajudando a montar o mercadinho, colocar os produtos à venda, com mesmo estilo do almoço comunitário. Objetivo não é apenas levantar recursos, mas socializar e fazer amizade com os pobres.

COMO PROPOSTA PERMANENTE

  1. Criação em cada Paróquia do Centro de Escuta das pobrezas e necessidades. Equipe da Paróquia + voluntários profissionais acionados quando precisar. O Centro de Escuta vai cuidar não apenas de necessidades materiais, mas também espirituais e humanas criando uma triagem para ver os caminhos possíveis de ajuda concreta com profissionais para cada necessidade detectadas.
  2. Apoiar um projeto/ação caritativa já presente na Paróquia/Comunidade que sirva diretamente os pobres através o envolvimento e a valorização e estímulo de voluntários permanentes.

 

 

Últimas Notícias