Conheça nossos diocesanos mestrandos no MINTER (Mestrado Interinstitucional) em Ciências da Religião e suas linhas de pesquisa

Teve início, na última segunda-feira (18/03), a primeira jornada de estudos dos MINTER (Mestrado Interinstitucional) em Ciências da Religião, que é uma parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e a Faculdade Católica de Feira de Santana. Nossa diocese está bastante presente neste processo formativo. Conheça nossos diocesanos mestrandos e suas linhas de pesquisa:
1. Pe. Antoniel de Almeida Peçanha – Tema: FÉ E EDUCAÇÃO: análise de influências da religião na educação da pessoa a partir da dimensão pedagógica do pensamento de Dom Helder Câmara.
2. Pe. Antônio Carlos de Jesus Fontenele – Tema: FUNDAMENTOS DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ E SEU IMPACTO NA SAÚDE MENTAL: uma análise bibliográfica de José Nilton Barbosa Lapa.
3. Pe. Erivaldo Gomes de Almeida – Tema: A DEVOÇÃO MARIANA NO DIVÃ: as razões inconscientes da devoção a Maria e o seu impacto na saúde mental e espiritual.
4. Pe. Oscar Silva Santos – Tema: A DIMENSÃO POLÍTICA DA PROFECIA: uma leitura dos ais de Habacuc
5. Sem. Augusto Mércio Machado – Tema: CULTO A VIRGEM MÃE: aspectos históricos, teológicos e litúrgicos.
6. Sem. Dorivaldo da Silva Guimarães – Tema: A REVELAÇÃO DIVINA NO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: contribuições da Teologia da Revelação de Andrés Torres Queiruga.
7. Ir. Silvana Sampaio Gomes – Tema: A CATEQUESE COMO PRIMEIRO SINAL DE PERTENCIMENTO ECLESIAL NA CULTURA HODIERNA: desafios e perspectivas.
8. Dr. Rafael Brito Silva – Tema: TER FÉ NO BRASIL: uma análise da efetividade do direito à liberdade religiosa como fundamental para o enfrentamento à intolerância religiosa
9. Tobias Santana de Carvalho – Tema: ENSINO RELIGIOSO: diversidade religiosa e cultural – tessituras europeia, afrobrasileira e indígena no Samba de Ipirá, Bahia.
Nossa diocese está representada de diversas formas com presbíteros, seminaristas, religiosos e leigos. Visando uma capilaridade no conhecimento para uma maior qualificação no serviço ao povo de Deus.
Rezemos por estes que se colocaram à disposição de empenhar seu tempo e dedicação neste período que durará em torno de dois anos.