QUEM SOMOS
A Comunidade Terapêutica Levanta-te e Anda é um espaço para acolher pessoas dependentes de álcool e outras drogas, que através do isolamento dos ambientes de risco de consumo, por um tempo ideal de nove (09) meses, possibilita aos beneficiados a experimentar um estilo de vida comunitário, familiar e alternativo, em vista de construir um programa de vida nova.
MISSÃO
Recuperar vidas, pessoas dependes de álcool e outras drogas, através do amor incondicional, da acolhida e do serviço aos mais vulneráveis e excluídos.
VISÃO
Ser uma expressão do amor de Deus para aqueles que são vistos como uma causa perdida. Cremos na mudança do ser humano e que cada pessoa é sempre maior do que seus erros.
Fazer a experiência de ser amado por alguém e por Deus é condição irrenunciável para que cada pessoa encontre sentido para viver, mude de vida e viva em paz e sobriedade
OBJETIVOS
Ser para toda região um espaço de acolhida de pessoas portadoras de dependência química;
Possibilitar aos internos do Levanta-te e Anda uma intervenção terapêutica com qualidade e dignidade;
Oferecer aos residentes um processo de recuperação integral;
Possibilitar à pessoas portadoras de dependência química uma reinserção familiar e social harmoniosa;
BREVE HISTÓRICO
Fundada no dia 05 de abril de 2015, pelo padre Carlos Marçal e cristãos leigos e leigas da Paróquia Catedral Santo Antônio, surge para enfrentar o crescimento do uso abusivos do álcool e de outras drogas e suas consequências.
Os primeiros passos para fundação se no dia 22 de dezembro de 2014, quando uma jovem, dependente do álcool e de crack, após três meses internamento no hospital, recebeu alta e não tinha onde morar. Um grupo de voluntários se comprometeu em dar um http://novorb.sitesparresia.com/wp-content/uploads/2023/05/banner-app.png a essa jovem passando o dia com ela, em um clima familiar e realizando atividades lúdicas, oficinas de artesanato, rezando e refletindo sobre o sentido da vida. Logo em seguida, foram surgindo outras jovens e rapazes pedindo ajuda e desejosos de fazer parte dessa experiência. Em regime fechado e integral, o Levanta-te e Anda começou no dia 05 de abril de 2015, quando acolhemos os seis (06) primeiros residentes (internos).
AS ATIVIDADES E DINÂMICA DO TRATAMENTO
As atividades na Comunidade Terapêutica Levanta-te e Anda são realizadas de maneira permanente (diárias), sempre associadas às necessidades de cada um dos residentes, em vista de contemplar todas as dimensões humanas: biopsicossocial, mística, sócio-político-ecológica, que se concretizam através da metodologia terapêutica: Fé, Trabalho e Disciplina.
Professar a fé (dimensão espiritual do tratamento) ou mesmo cultivar uma espiritualidade laica, no caso de pessoas não crentes, ajuda o depende a reforçar sentimentos de segurança, estabilizar as emoções, melhorar a qualidade dos vínculos afetivos, a dar um sentido à sua existência, a viver melhor e estar mais preparado para atravessar os períodos difíceis da vida e as crises de abstinência.
Dedicar-se ao trabalho, fazer os serviços da casa (limpeza dos espaços), cuidar das plantas e todos os trabalhos braçais (produzir velas, hóstias, temperos, tijolos), ajuda ajudar a aliviar a ansiedade e eliminar a tensão ou o nervosismo.
Cultivar uma vida disciplinada, um ritmo básico. Para uma pessoa que tudo parece estar perdido e fora manter uma rotina estável (horários para ir dormir e acordar, praticar esportes, trabalhar, rezar, fazer as refeições juntos, participar das atividades comunitárias…), é condição fundamental para uma vida equilibrada (sóbria).
Além da trilogia fé, trabalho e disciplina, a Comunidade Terapêutica Levanta-te e anda, oferece a seus beneficiados a possibilidade de elaborar um programa de vida nova através de reuniões de grupos, onde os residentes compartilha suas experiências e através dos DOZE PASSOS DA SOBRIEDADE, procuram atingir e manter a sobriedade.
COOPERAÇÃO TÉCNICA
Devido a dependência química ser uma doença de ordem fisiológica, neurológica, psicológica e espiritual, nossas atividades são acompanhadas por diversos profissionais: psiquiatra, atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); clinico geral, atendimento feito por voluntária na própria instituição; psicóloga e assistente social, atendimento semanal (presença concedida pela Secretária de Saúde do Município de Ruy Barbosa); terapeuta, profissional que tende a integrar todo o tratamento e trabalha os 12 passos da sobriedade; monitores, profissionais que acompanham os trabalhos diários; voluntários, educadores que realizam palestra e oficinas motivacionais.
VOLUNTÁRIOS E BENFEITORES
Para a realização da missão do Levanta-te e anda, das suas atividades e toda organização da Comunidade Terapêutica, contamos com muitas mãos amigas e solidárias. São mais de mais de 40 voluntários (as), que cuidam dos serviços administrativos, financeiro, educacional e alimentação. Os benfeitores são pessoas de boa vontade que se comprometem com a alimentação (existe uma lista de pessoas comprometidas que doam carne, pão, leite, gás, frutas, verduras, alimentos não perecíveis…) e demais despesas da casa (pessoas que fazem doação através de depósitos na conta da instituição).
PARCEIROS 2020
Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa = Financia uma psicóloga e um monitora
Paróquia Catedral Santo Antônio = Financia um monitor
Comércio local e Comunidades Eclesiais de Base = Toda alimentação
Associação Sou solidário = Pagamento de um terapeuta
Província West-Vlaanderen = Construção de 12 quartos
Live de Bismark Reis = Arrecadação de alimentos e reforma do carro
Dark Side = Adequação da faixada da casa
NOSSA ESPIRITUALIDADE
O que somos e fazemos inspira-se em Jesus Cristo e em sua mensagem de vida plena para todos, rumo a construção do Reino de Deus.
Em Lucas 7,1-14 encontramos a narração do encontro de Jesus com um grande grupo de judeus em um cortejo fúnebre. O corpo de um jovem está sendo levado para fora da cidade a fim de ser sepultado.
A pessoa mais triste é a mãe do jovem. Ela é viúva, e agora seu único filho morreu. Quando Jesus vê a mulher, sente-se muito comovido por causa do grande pesar e da tristeza dela. De um modo que inspira confiança, ele diz ternamente a ela: “Pare de chorar.” Então se aproxima e toca no caixão em que o corpo está sendo carregado. Ele ordena: “Jovem, eu lhe digo: Levante-se!” E o jovem se levanta e começa a falar.
A bondade, paciência e misericórdia de Deus para com toda humanidade, em Cristo, na força do Espírito Santo, se estende de geração em geração. Foi assim que em Atos dos Apóstolos, conforme a narração de At 3,6, os primeiros seguidores de Jesus, na pessoa de Pedro, ao ouvir o clamor de um homem coxo, que todos os dias estava próximo ao pórtico do Templo para pedir esmola e ajuda, se aproxima, cuida, ama, dar atenção e oferece-lhe a salvação. “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!”
O levanta-te e anda quer ser uma resposta de amor a Deus, dada por cada um dos envolvidos, através do serviço aos mais vulneráveis. O que somos e fazemos inspira-se e alimenta-se do amor de Deus por cada pessoa humana e na sua paciência (misericórdia) frente as quedas de seus filhos. Cremos no Deus que só sabe amar e nunca desiste do ser humano. Cremos que nossa ação se sustenta em Cristo que nos salva, cura, liberta e resgata a dignidade humana. Por isso, somos chamados a traduzir em gestos concretos o que acreditamos:
- Perseverar na prática do bem e na gratuidade: “Não temos prata nem ouro; mas o que temos podemos dar. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (At 3,6).
- Ser pacientes e cheio de esperança. Nunca desistir do ser humano. Somos semeadores. “O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo” (Mt 13,24).
- Servir sem exigir nada em troca. “De graça recebestes, de graça deveis dar” (Mt 10, 8).
- Ser grato pelo que fazemos e encontrar Deus nos irmãos que servimos: “Em verdade vos digo que quando fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mt 25,40).
- Acreditar que sempre é possível se levantar. A queda faz parte, mas é possível seguir em frente. “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia” (1 Cor 10,12).
- Respeitar o tempo e a hora de cada um. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ecl 3,1).
- Somar forças com todos os homens e mulheres de boa vontade. “Quem não é contra nós, está a nosso favor” (Mc 9,40).
- Optar sempre pelos mais fracos, pelos que para o mundo estão perdidos. “Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontra-la?” (Lc 15, 4).
- Aceitar que o ritmo da sobriedade não é marcado por nós. “O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra. Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber. Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga (Marcos 4, 26-29)
- Escutar com atenção as alegrias e tristezas. Cada pessoa tem sua história, dramas e sonhos. “Pois o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos, para que não vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, se convertam e eu os cure.” (Mateus 13,15)
- Proferir palavras positivas e de incentivo. Palavras afirmativas e de encorajamento. Palavras de esperança e de estímulo. “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados” (Isaías 40,1-2).
- Em tudo amar e servir. “Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria (1 Coríntios 13,3)
NOSSA IDENTIDADE JURÍDICA
A Legião da Fraternidade, associação privada sem fins econômicos, é a entidade que juridicamente é responsável pela Comunidade Terapêutica Levanta-te e Anda.
Conforme seu estatuto, artigo e parágrafos seguintes:
Art. 1º. A Legião da Fraternidade da Paróquia de Ruy Barbosa, também denominada simplesmente Legião da Fraternidade, fundada no dia primeiro de novembro de mil e novecentos e setenta e cinco, é uma associação privada sem fins econômicos, de duração indeterminada, filantrópica, de caráter beneficente e de assistência social com sede e foro na rua Sítio Amaralina, s/nº, bairro Orobozinho, no Município de Ruy Barbosa, estado da Bahia.
- 1º.A Legião da Fraternidade é uma entidade que oferece serviços gratuitos e permanentes para pessoas de baixa renda ou beneficiárias de programas governamentais.
- 2º.A Legião da Fraternidade prevê existência de compatibilidade de própria natureza, finalidades e público alvo com a Lei Federal nº. 8.742/93, com o Decreto nº. 6.308/07, com a Política Nacional de Assistência Social – PNAS, aprovada pela Resolução CNAS nº. 145/04, com a Norma Operacional Básica da Assistência Social – NOB-SUAS, aprovada pela Resolução CNAS nº. 130/05 e com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, aprovada pela Resolução CNAS nº. 109/09.
- 3º.No desenvolvimento de suas atividades a Legião da Fraternidade não fará distinção de raça, gênero, cor, credo religioso, ou qualquer natureza.
Art. 2º. A Legião da Fraternidade tem personalidade jurídica distinta de seus associados e sua duração é por tempo indeterminado.
PÚBLICO ALVO E ÁREA DE ABRANGÊNCIA
A Comunidade Terapêutica atua na prevenção, no socorro imediato e na inclusão social de pessoas em situações de vulnerabilidade ou exclusão social permanente devido à dependência de drogas e álcool. Atende ao município de Ruy Barbosa e região (diocese).
As pessoas beneficiadas pelo Levanta-te e Anda são acompanhadas integralmente, pois além da dependência das drogas ou álcool, não têm os seus direitos básicos respeitados como saúde, cultura, lazer, documentos de identificação e educação.
A CT Levanta-te e Anda atende prioritariamente jovens que são dependestes de álcool e outras drogas. Na sua maioria, de baixa renda, alguns moradores de rua ou em situação de risco e exclusão social.
Diariamente temos uma média de 15 pessoas internadas. Vale dizer, que visando um tratamento integral e por falta de mais recursos financeiro e estrutural, por enquanto, esse é o número de internos permitido. Há uma lista de triagem, avaliação feita, que após alguém desistir ou terminar o tratamento, vamos acolhendo novos internos.
DADOS DA INSTITUIÇÃO
- Nome da instituição: Legião da Fraternidade da Paróquia de Ruy Barbosa
- Firma Social: Comunidade Terapêutica Levanta-te e anda
- CNPJ: 14.390.694/0001-25
- Endereço: Rua Sítio Amarelina, Orobozinho, Telefone: (75) 9.9959-7328
- Cidade: Ruy Barbosa CEP: BA 46.800-000