CF 2017: Defender e cuidar dos Biomas brasileiros por P. Mario De Carli

A Igreja do Brasil todos os anos, por ocasião da Quaresma, lança uma Campanha da Fraternidade. Isso vem ocorrendo desde 1964. A semente foi lançada no ano de 1962 na cidade de Nísia Floresta, antiga Papari, no RN. Mas foi no Nordeste semi-árido muito pobre e nos pobres confiantes em Deus, que ela fincou suas raízes. Porém, quando os Bispos do Brasil a abraçaram, ela se solidificou e foi assumida pelo Povo de Deus. Assim, surgiam muitas atividades fecundas, fruto do Evangelho posto em prática em todas as dioceses.

banner_cf_2017_pk_02 banner_cf_2017_pk_01 cartaz-da-campanha-da-fraternidade-2017

A CF deste ano vem nos ajudar a abrir nossos olhos para ver as riquezas de nossos Biomas, tão vastos e tão amplos e ao mesmo tempo belos e necessitados de cuidados. O Tema a ser desenvolvido em nossas comunidades cristãs, nas nossas pastorais, nos movimentos religiosos e sociais, também em nossas escolas e nossos lares, é ter presente que a “Fraternidade” deverá ser um olhar de amor e de compaixão para os “Biomas brasileiros” cuja vida deve ser promovida e defendida.  Para realizar isso tudo, o livro do Genesis nos convida à conversão, pois de “dominar”, todos nós sabemos e devemos deixar de estragar, destruir e pensar somente no lucro. Ao passo que o Lema: “Cuidar e guardar a criação” (Gn 2,15) é continuidade da CF do ano passado para que ao cuidar bem da Casa comum, agora, este ano, cuidemos bem de nossos Biomas, defendendo-os para que toda a Criação respire e tenha vida com dignidade.

Os Biomas brasileiros são caracterizados por formarem “um conjunto de vida vegetal e animal com condições de clima semelhantes que resultam em diversidade biológica própria”. São seis nossos biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. É com eles, que a CF tem como Objetivo Geral “Cuidar da criação, de modo especial dos Biomas Brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho” nos introduzirá num novo modo de ver a Criação de Deus como dons e criar relações novas de irmão para irmão com a vida de todos os Seres criados e a cultura dos povos. Respeitar quem nela vive à luz do Evangelho e não sob a vontade dos homens, é quesito para bem viver essa CF.

É bela esta CF, pois nos levará a “Aprofundar o conhecimento de cada bioma: suas belezas, seus significados e importância para a vida no planeta e para o povo brasileiro. Conhecer melhor quem vive em cada Bioma, suas alegrias e tristezas”. Em cada Bioma apresenta uma biodiversidade rica e significativa, seus solos e suas águas, paisagens e climas variados e ricos, nós temos a missão de preservar as riquezas naturais para o bem-viver de todo o povo brasileiro. Somos chamados também a estar de olhos bem abertos, pois há desafios enormes, há ganância da parte das Grandes Corporações Econômicas, tais como o Agronegócio, entre outros, que buscam explorar e destruir os Biomas, para o detrimento, sobretudo, dos pobres lavradores, dos negros e dos índios. Como insistentemente nos pede o Papa Francisco: importante é buscar e construir um “novo modelo econômico ecológico” que atenda às necessidades de todas as pessoas e famílias, respeitando a Criação toda. Este será alguns dos nossos desafios e nossa missão de cuidar e guardar a Criação de Deus. Somos responsáveis por ela.

O texto da CF tem três partes: Ver, Julgar e Agir como forma de nos comprometer a Defender e cuidar dos Biomas brasileiros. É rica esta apresentação, pois nos leva a conhecer, amar e defender o que é nosso. Os nossos Biomas não podem ser tratados como “mercadoria”, mas são dons de Deus. Por isso, em cada Paróquia foi distribuído todo o Material da CF. Há aspectos interessantes, desafiadores e cheio de esperanças. É necessário “pensar localmente e agir globalmente”, pois tudo o que vemos, tocamos, sentimos e usufruímos está interligado. A Criação que foi feita pelo sopro do Divino Espírito Santo é que dá vida. Se retirar seu sopro, “ruah” tudo perece. Por isso, que devemos encontrar objetivos e metas em comum. Importante é romper medos e barreiras, darmo-nos nossas mãos e agirmos coletivamente. Algumas ações nós podemos fazer, tais como: olhar melhor as fontes de nossos rios, fazer um Planejamento de ações envolvendo todas as Pastorais e Movimentos, reunindo e formando pessoas que desejam abraçar e defender nosso Bioma (Cerrado), indo ao encontro das pessoas, crianças e jovens fazendo um trabalho de base à luz do Evangelho. Poderão surgir outras iniciativas.

Esta Campanha da Fraternidade veio para ficar em nossos corações. Não podemos mais viver inativos e desconcentrados. Todos nós somos chamados a defender nossos Biomas. Reavivamos os conselhos do Padim Cícero. Não fique fora dessa Campanha. Então, comece pela Oração da CF 2017:

ORAÇÃO

Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.
Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor
Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes. Amém.

Pe. Mario De Carli, IMC em Nova Redenção, Bahia.