No dia 10 de outubro a Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa completou 63 anos e desde o início, desta amada Diocese, vem sendo sinal do Reino de Deus junto às pessoas em vulnerabilidade e exclusão social. Uma data para recordar as inúmeras iniciativas de solidariedade e amor que testemunhamos em nossas famílias e comunidades e celebrar a vida e a coragem de quem nunca desanimou e se dedicou a salvar vidas, amparar quem estava abandonado, a saciar a fome.
As comemorações iniciaram na segunda-feira(09/10) com uma oração pela Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, após a oração o coordenador da Cáritas, Luciano França, apresentou as iniciativas realizadas neste último ano como as ações de apoio e fortalecimento a economia popular solidária, através do Ponto da Agricultura Familiar de Ruy Barbosa, entregas de barracas de feira para beneficiários do Programa P1+2, cisternas de produção, e trabalho com grupos de mulheres. Apoio a educação contextualizada, apoio ao Setor Juventudes da Diocese de Ruy Barbosa, formações com mais de 900 famílias e entrega de mais de 800 cisternas de 16 mil litros.
O presidente da Cáritas, Padre Ronival Batista, fez um panorama das ações que estão sendo encaminhadas e as expectativas para o futuro. O bispo diocesano, Dom Estevam, participou do momento celebrativo e fez memória de Dom André ao recordar a celebração dos 60 anos da Cáritas. Reconheceu e expressou gratidão por todo trabalho que a Cáritas vem desenvolvendo junto às comunidades da Diocese e desejou que mais pessoas conheçam as ações da Cáritas, que não visam um breve assistencialismo, mas buscam incidência sociotransformadoras.
Vídeo Homenagem 63 anos da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa.
No dia 10 de outubro, aniversário da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, os agentes participaram de uma ação voluntária no município de Ruy Barbosa, na comunidade Paes Mendonça, onde foi construída uma cisterna de 16 mil litros de água na casa de Dona Valdelice, que por alguns motivos não pode receber a tecnologia pelo Programa Cisternas.
Ela tem 59 anos reside sozinha e tinha que carregar água para beber da casa do filho:
“Graças a Deus que eu estou muito feliz, não aguentava carregar água, fizeram uma cisterna para mim. Tinha dias que eu não podia carregar porque minhas pernas doíam , eu estou muito feliz que fizeram minha cisterna, agora eu tenho água para beber e dar a alguém que precisar.” (Dona Valdelice )
As cisternas são um símbolo muito forte na caminhada da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa, que muito antes dos programas federais já realizavam construções de cisternas no território diocesano, nestes 63 anos a Cáritas vem sendo sinal de luta, resistência e profetismo junto ao povo.