Inaugurada em 14 de abril de 1996, a Casa da Caridade de Ruy Barbosa comemora, este ano, os seus 25 anos de fundação. Nestes anos de histórias, muitas pessoas passaram por lá: muitos hóspedes (os tesouros da Casa), várias Irmãs e Irmãos da Caridade se revezaram, muitas pessoas conheceram, visitaram, muitos voluntários.
Passar pela Casa da Caridade é um caminho no discernimento dos jovens vocacionados.
O Seminarista Josimar, primeiro ano no seminário Propedêutico, viveu esta experiência em Junho (14/06 até 28/06),
onde fez um retiro de 15 dias a serviço da casa.
E, com muita emoção, nos conta o seu testemunho:
“Passar 15 dias na Casa da Caridade, me fez abrir os olhos para ver as coisas que realmente importam na nossa vida: amor e doação! Tudo que fazemos devemos ter como ponto inicial estas duas palavras. Não tem como olhar a Casa da Caridade e não perceber amor e doação acontecendo a todo instante.
Logo que cheguei, fiquei meio receoso, mas logo depois percebi, que é ali que podemos ter contato com Jesus e enxergar sua face em cada um daqueles hóspedes. Cada rostinho, cada sorriso nos apresenta Jesus Cristo. Cada serviço que você faz expressa cuidado, seja na cozinha, na limpeza, dando banho ou alimentando cada um deles. O cuidado está em cada serviço.
Doar 15 dias da minha vida para estar com eles me fez enxergar quão grande é o amor daquelas irmãs, que doam suas vidas dia e noite. De domingo a domingo, 365 dias no ano. Como diz o Walter: “a Casa da Caridade é um pedacinho do céu para cada um daqueles meninos”. E ali temos a porta de entrada para nossa conversão. Qualquer pessoa que vive a experiência de doar seus cuidados e ser voluntário na Casa da Caridade, com certeza se transformará e irá enxergar a vida com os olhos do coração. Ali vemos o amor realmente acontecer. Não o amor verbal, mas o amor concreto. O amor ação!”