CARTA DE DOM ESTEVAM POR OCASIÃO DO X ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

O X Encontro Mundial das Famílias teve início nesta quarta-feira (22/06) em Roma. Famílias de todos os lugares irão participar.
Por ocasião, o bispo diocesano, dom Estevam, enviou uma mensagem a todas as famílias e pastorais familiares da diocese de Ruy Barbosa.

“Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas os seus caminhos. A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa” (Sl 127, 1-3)

Estimados irmãos e irmãs,

Graça e Paz!

Unidos em prece e comunhão acompanhamos o X Encontro Mundial das Famílias que ocorrera em Roma nos dias 22 a 24 de junho, como tema: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

Dirijo-me a cada família da nossa diocese, desde as crianças, aos pais, aos jovens e aos idosos, nossos tesouros preciosos que merecem todo cuidado carinho e atenção. Como dizia São João Paulo II: “A família é a primeira e fundamental escola de sociabilidade: enquanto comunidade de amor, ela encontra no dom de si a lei que a guia e a faz crescer” (Exortação Apostólica (Familiaris consortio – 1981).

Vivemos uma “Mudança de Época (Dap )” e nesse tempo somos chamados a renovar o nosso compromisso evangélico com a defesa da vida e da dignidade humana, tendo a família como destinatário privilegiado da nossa ação evangelizadora. Somos convidados a rezar continuamente pela santificação das nossas famílias, pois a família cristã deve ser escola de misericórdia, perdão e amizade.

Reforço o meu apelo de pastor e pai, para que em cada paróquia da nossa diocese se constitua a Pastoral Familiar com indispensável apoio e acompanhamento dos seus párocos, pois da família, Igreja domestica surgirão os futuros padres, religiosas, diáconos, e os leigos e leigas missionários como testemunhas da “Alegria do Evangelho” na Igreja e no Mundo, ressoam em nosso coração as Palavras do Papa Francisco:  “A família está “viva” se estiver unida em oração. É “forte quando redescobre a Palavra de Deus. É “generosa” se permanece aberta à vida, não discrimina e serve os mais necessitados”.

Unido em prece, suplico da Sagrada Família as bênçãos para todas as nossas famílias.

Dom Estevam Santos Silva Filho