MENSAGEM DE DOM ANDRÉ A PREFEITO(A)S, VEREADORES E LEIGOS

 

facebook_diocese_ruybarbosa2017__janeiro_02-01

Caros Irmãos e Caras Irmãs, vários prefeito(as) e vereadores (as) eleito(a)s de municípios da nossa Diocese convidaram o Bispo para a Solenidade da sua posse para o mandato 2017-2020,  Dom André ficou muito grato com o convite. Devido a impossibilidade da presença física, enviou-lhes um(a) representante da Igreja Católica de cada um dos 22 municípios da nossa Diocese. Na carta, Dom André parabeniza cada um pela eleição, declara seus votos de um mandato pautado na ética e voltado para a defesa da vida e convoca os fiéis a participarem ativamente dos mandatos, através dos conselhos municipais. Confira a carta:

Para o(a)s respectivo(a)s Prefeito(a)s e Vereadores, quero expressar os meus Parabéns pela sua eleição que através do voto popular lhes concedeu a uma missão a serviço do bem comum de todos os seus munícipes. Lembrar como a importância e a responsabilidade desta missão é destacada repetidamente nas palavras do Papa Francisco e da nossa CNBB que inclusive se esforça para conscientizar as comunidades a este respeite e incentiva a participação do povo não somente na hora de votar, mas também no acompanhamento da gestão do(a)s que elegeu, de um modo especial pela participação efetiva e eficaz nos Conselhos Municipais.
A CNBB diz isto na sua cartilha para as eleições deste ano: “A cidadania não se esgota no direito-dever de votar, mas se dá também no acompanhamento do mandato dos eleitos.” E na parte sobre ‘Ética na Política’ esclarece o ‘Papel específico dos prefeitos’. “Cabe ao chefe do Poder Executivo local, entre outras tarefas, a administração geral do município. Deve governar a cidade de forma conjunta com os vereadores atendendo às necessidades da população, em especial dos mais carentes e não se guiar meramente por interesses de grupos particulares. Deve manter contato com a comunidade dialogando com as organizações sociais. Deve elaborar um programa voltado às necessidades de todos, priorizando a distribuição da riqueza e da renda para melhorar a qualidade de vida; tornar público e transparente o uso dos recursos do município; apresentar projetos de lei que visem o bem comum; possibilitar a participação do povo na elaboração do orçamento do município; respeitar e valorizar os conselhos municipais como mecanismos de participação ativa na gestão e execução de políticas públicas.”
Confirmar que participar, corresponsavelmente, da construção de uma sociedade justa e solidária “à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo” faz parte da nossa missão evangelizadora de discípulos de Jesus que veio para que todos tenham vida, vida em abundância (Jo 10,10).

Faço meus votos de uma Boa Gestão e de um Feliz 2017, com copiosas bênçãos de Deus.

Ó Deus, dai-nos viver conforme a vossa vontade neste ano que a vós consagramos. Dai-nos as vossas bênçãos e protegei-nos nas adversidades. Abençoai as nossas cidades e as autoridades que nos governam. Que por vossa graça cresçam o respeito e o bem-estar para todos e vivamos a tranquilidade da paz. Por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso irmão, na unidade do Espírito Santo.

Dom André De Witte, Bispo da Diocese de Ruy Barbosa – BA
Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286