ANÚNCIO DA CRIAÇÃO DO SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, EM ALAGOAS, ITABERABA 

O bispo diocesano, dom Estevam dos Santos Silva Filho, neste domingo(26/03) fez o anúncio oficial da criação do Santuário Diocesano Nossa Senhora das Graças. 

 

Leia na íntegra sua homilia. 

 

Aos que esta Homilia virem, saudação e benção no Senhor!

 

 

V DOMINGO DO TEMPO QUARESMAL – ANO A

(Anúncio da criação do Santuário Diocesano Nossa Senhora das Graças – Povoado de Alagoas – Itaberaba – BA)

 

 

Caríssimos irmãos e irmãs,

 

Deveríamos nos perguntar, em primeiro lugar, “o que é um Santuário?”

A resposta, logo de cara, seria “é um lugar santo, onde mora a presença de Deus”. No Antigo Testamento, o santuário era um local muito reservado, que ficava dentro do tabernáculo. Pouco a pouco, além do edifício, o Salmo 114,2 chama de santuário (lugar santo) o povo de Deus, porque Deus mora nele. Ademais, o profeta Isaías diz também (Is 8,4) que Deus é o santuário do seu povo.

No Novo Testamento, as primeiras comunidades compreendem que o Santuário é a Igreja de Deus (Ef 2,21), a Igreja Local (1Cor 3,16) e cada cristão (Rm 8,11). Ora, o Santuário terreno é um símbolo e uma imagem celeste.

Desta forma, a partir de hoje, com a constituição desta COMISSÃO ESPECIAL EPISCOPAL, faço o anúncio público de que é de nosso interesse de Pastor, CONSTITUIR, oficialmente, o que no coração do povo já se é, o SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, FATO QUE SERÁ OFICIALIZADO NO PRÓXIMO DIA DE PENTECOSTES, TRADICIONALMENTE CELEBRADO AQUI EM 21 DE MAIO. Este complexo sagrado, composto por esta Igreja dedicada a Santo Antônio, onde os restos mortais da saudosa Maria Milza Santos Fonseca (MÃEZINHA) descansam, o Púlpito desde onde ela rezava com os peregrinos, o Memorial Local onde ela viveu, e os lugares místicos como a Pedra do Silêncio, o Cruzeiro e o Poço Doce, são lugares santos, que devem sempre nos lembrar dos lugares santos do Céu, do verdadeiro santuário, e do santuário que somos todos nós e toda a Santa Igreja.

 

No santuário, deve-se buscar ter mãos puras e inocente coração, não ser vaidoso e saber amar. Na Bíblia, quem se aproxima do santuário deve buscar ser santo, ter o coração manso e humilde. Daí a necessidade de cada vez que adentrarmos nestes lugares sagrados pedir um coração puro, sereno, penitente, que saiba amar, que busque a santidade, como Maria Milza buscou.

 

O Santuário será mais um passo que poderá levar a uma possível abertura de um processo de beatificação da catequista Maria Milza. Aumenta-se, assim, a responsabilidade de todos os que a conheceram, que foram suas testemunhas oculares, aumenta-se a responsabilidade dos que colaboram neste lugar sagrado (os que cantam e cuidam da liturgia, bem como os que zelam deste lugar), no sentido de mostrar que a proximidade com o sagrado deixa-nos todos com o coração manso e humilde, dispostos a amar e a perdoar.

 

Em um lugar santo, o cuidado para com os pobres deve ser prioridade. Sei que existem muitas doações aqui de cestas básicas aos empobrecidos, assim haveremos de ampliar ainda mais tal gesto concreto com a CÁRITAS DIOCESANA: uma casa será organizada para que os alimentos sejam repartidos e o cuidado para com os pobres possa acontecer, inclusive contando com profissionais voluntários, como médicos que desejarem atender aos mais pobres. Queremos que este Povoado de Alagoas seja ainda mais conhecido como um local da caridade, o Santuário Diocesano da Caridade.

 

Os textos bíblicos deste 5º Domingo da Quaresma nos apresentam os misericordiosos sinais realizados por Jesus. No Evangelho, recorda-se que além das curas misericordiosas, Jesus ressuscita o seu amigo Lázaro. Tudo por pura compaixão, pois Cristo é o Deus amigo, que se comove e considera sagrado não só o Templo físico, mas também as pessoas, templos do Espírito Santo, e, por elas e nelas, realiza e atende, com Coração generoso os gemidos, clamores e preces que a Ele elevamos.

 

Que não tenhamos medo de anunciar a todos que este lugar é santo, um santuário, que nos recorda que devemos buscar uma vida de santidade e bondade, como nossa querida Maria Milza tanto ensinou e viveu. Não tenhamos medo de abrir o nosso coração à santidade. O recado bonito que as duas crianças da época afirmaram aqui terem recebido de Nossa Senhora das Graças foi: NÃO TENHAM MEDO!

 

Pois, que também nós, NÃO TENHAMOS MEDO DE SERMOS AMIGOS DE DEUS, DE REALIZARMOS A SUA VONTADE, QUE É A DE TERMOS UM CORAÇÃO MANSO, HUMILDE, GENEROSO E SABER AMAR.

 

 

 

 

┼ Estevam dos Santos Silva Filho

Bispo Diocesano de Ruy Barbosa – BA.

 

🚩CÚRIA. No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa, Rua Antônio Novais s/n. Folga, Ruy Barbosa. 

#bahia #soucatolico #igrejacatolica #diocesederuybarbosa #ruybarbosa #pascom #pascombrasil

Últimas Notícias