Agentes da CPT e trabalhadores/as se reúnem em ampliada no município de Ruy Barbosa

“O Bem Viver –uma ruptura radical com as noções de “progresso” e “desenvolvimento”

Entre os dias 25 e 26 de julho, aconteceu mais um encontro da Comissão Pastoral da Terra – CPT ampliada, com a presença de 40 trabalhadores e trabalhadoras de diversas áreas da Diocese de Ruy Barbosa, além de parceiros, voluntários e agentes.

A mística fez memória aos 40 anos da Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa. “Em 1977, um grupo de 120 trabalhadores de diversas áreas das cidades de Andaraí, Nova Redenção e Itaetê que junto com o Padre Eugenio fizeram essa experiência de caminhar até o Bom Jesus da Lapa para partilhar as lutas e pedir forças para continuarem resistindo nas suas terras”, recorda Terezinha Maria Foppa, agente da CPT.

Na análise do contexto os trabalhadores destacaram as dificuldades climáticas e a perda das plantações, assim como os desafios no enfrentamento contra o modelo do agronegócio e os agrotóxicos usados nas plantações, a morte dos rios e a falta de acessos básicos dos serviços públicos, como a saúde e a educação.

Segundo João Regis, assessor jurídico da CPT, todas as medidas tomadas pelo governo pós golpe, afetam diretamente os trabalhadores e trabalhadoras, e alerta para não nos envergonharmos diante do que está em curso. “Não fomos nós que fizemos! Os meios de comunicação denunciam diariamente a corrupção, mas pior que essa corrupção denunciada é a corrupção silenciada ou concedida”, enfatiza. Para Regis, o que mais preocupa são as ausências de ações coletivas entre os trabalhadores e suas organizações de classes.

Como proposta do Dia Nacional de Estudo da CPT, foi aprofundado o Bem Viver como uma proposta radical de ruptura com o “progresso” e “desenvolvimento” ocidental, sustentados no lucro infinito e na exploração dos recursos naturais. O futuro da humanidade e do planeta exige novas posturas de alteridade, outros mundos possíveis, onde a vida esteja no centro das decisões políticas, sociais e econômicas.

 

Tiago Aragão

CPT Bahia/ Equipe Ruy Barbosa.

Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286