Dos dias 23 e 24 de abril, aconteceu o encontro do Clero Diocesano no CTL de Ruy Barbosa, com a finalidade de Estudo e aprofundamento da Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco: Amoris Laetitia – Sobre o Amor na Família, tendo como assessor, o Pe. Pedro Junior, Professor de Teologia Moral da Faculdade Católica de Feira de Santa – BA.
Em estudo, pode-se aprofundar alguns pontos importantes, como:
“Esta Exortação adquire um significado especial; como uma proposta para as famílias cristãs, que as estimule a apreciar os dons do matrimônio e da família e a manter um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência; se propõe a encorajar todos a serem sinais de misericórdia e proximidade para a vida familiar…”(AL §5).
“No horizonte do amor, essencial na experiência cristã do matrimônio e da família, destaca-se ainda outra virtude, um pouco ignorada nestes tempos de relações frenéticas e superficiais: a Ternura…” (AL § 28).
“Com este olhar feito de fé e amor, de graça, e compromisso, de família humana e Trindade divina, contemplamos a família que a Palavra de Deus confia nas mãos do marido, da esposa e dos filhos, para que formem uma comunhão de pessoas que seja imagem da união entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Por sua vez, a atividade geradora e educativa é um reflexo da obra criadora do Pai…” (AL 29).