A Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa segue realizando os cursos de Capacitação de Gestão de Recursos Hídricos nos municípios contemplados pelo Programa Cisternas, realizado em parceria com o Consórcio Chapada Forte e financiado pelo Ministério da Cidadania. Em Piritiba, após o processo de mobilização realizado pelos Técnicos da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa com o apoio da Comissão Municipal da Água, identificando as famílias que se enquadram no perfil de atendimento do programa, foram realizados os cursos de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, nas comunidades de Vila Nova, Lajinha, Maniçoba e na sede do município.
As comunidades de Piritiba vivem realidades diversas relacionadas à água de beber, umas comunidades possuem abastecimento da água do Rio Jacuípe, que chegam as casa por bombeamento, mas não possuem tratamento e em períodos de seca e baixa do nível das águas dos rios o sistemas não funciona, sendo constante a quebra da bomba que impossibilita que a água chegue às residências.
Outros possuem pequenas aguadas de onde tiram a água de gasto e pequenos tanques de 1000 litros onde armazenam águas levadas pelos carros pipa da prefeitura ou comprados pela família. Aqueles que podem comprar água mineral para o consumo humano e os que não tem condições utilizam água dos tanques de chão ou buscam água nos vizinhos que já possuem as cisternas.
A falta de recursos hídricos limita a produtividade agrícola da comunidade e a criação de animais, pois não possuem água para beber e nem de produzir, a economia agrícola gira em torno do plantio da mandioca, que ao longo dos anos vem perdendo força no município.
No município de Piritiba já existem tecnologias construídas pelo Programa Cisternas e a chegada de mais recursos e um acalento para as famílias que ainda vivem a realidade da escassez dos recursos hídricos:
“ Carrego água no carro de mão do tanquinho para minha casa, esta água é para tudo: beber, cozinhar, dá para as galinhas, tomar banho. Não deixo passar um vaso que possa armazenar água, guardo todos, porque é muito difícil.” (Mirian Conceição de Queiroz).
“ Quando chove muito a água vem barrenta muito suja, aí busco água da casa vizinha para beber, mas quando a água da cisterna dela está baixa temos que tomar esta água que vem do rio mesmo.” (Juliane Ferreira Maier)
A incidência de verminoses ligadas a contaminação da água é constante nas comunidades, principalmente em crianças, que ao consumirem água sem tratamento entram em contato com microrganismos causadores de doenças. Durante a capacitação de GRH(Gestão de Recursos Hídricos) foram debatidos diversos temas relacionados ao cuidado com água de beber e prevenção de contaminação da água das cisternas, bem como a prevenção das fontes hídricas naturais presentes nas comunidades.
–
🚩 Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa: No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa: Rua Antônio Novais s/n. Folga, Ruy Barbosa.
–
#bahia #soucatolico #igrejacatolica #diocesederuybarbosa #ruybarbosa #caritasbrasil #solidariedade
#caritas #caritasne3 #campanha #10me #10milhõesdeestrelas #bahia #sergipe #brasil