A Diocese de Ruy Barbosa esteve presente na 20° Semana de Liturgia do Regional Nordeste 3, que aconteceu de 08 a 12 de janeiro de 2024

Nos dias 8 a 12 de janeiro de 2024 aconteceu a Semana de Liturgia do Regional Nordeste 3, esse ano foi discutido o tema — Ritualidade dos novos Ministérios leigos na Igreja: Catequistas, Leitores e Acólitos. Tema escolhido a partir das motivações do Papa Francisco que convoca a Igreja a assumir sua condição Batismal, respondendo ao que prescreve o Concílio Vaticano II, para a sua mútua responsabilidade na vida da Igreja.

Teve por objetivo refletir a Liturgia renovada pelo Concílio Vaticano II, centrada na Celebração do Mistério Pascal de Cristo a partir dos Ritos desses novos Ministérios. Logo, preparar os agentes da Pastoral Litúrgica a desempenhar dignamente esses Ministérios, motivar a prática de nossas comunidades à luz da orientação Litúrgica Pastoral da Igreja do Brasil e auxiliar as comunidades a bem viver e celebrar uma perfeita Liturgia.

Foi organizada com palestras, discussões, trabalhos em grupos, partilha de experiências, vivências, momentos celebrativos (Ofício Divino das Comunidades, Celebração da Palavra e Santa Missa) onde pudemos mergulhar no Mistério Celebrado.

Estiveram presentes na Semana de Liturgia animadores de Comunidade, membros das equipes de Pastoral Litúrgica, catequistas, presbíteros e Seminaristas. Esse evento foi assessorado pelo Padre Márcio Pimentel da Arquidiocese de Minas Gerais, onde juntos refletimos acerca da Teologia e a Ritualidade dos Ministérios Leigos.

Da Diocese estiveram presentes Doraci Oliveira, membro da Comissão Diocesana de Liturgia e Jaine Gomes, Cerimonial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Miguel Calmon.