A Paróquia Senhora Sant’Ana, em Ipirá (BA), celebrou dez dias de intensa vivência da fé e comunhão fraterna em honra à sua padroeira. Sob o tema “Com Senhora Sant’Ana, Peregrinos de Esperança”, a comunidade se uniu em oração, reflexão e participação ativa na programação, reafirmando sua caminhada de fé.
O ponto alto das celebrações, no último dia 26 de julho, foi a Missa solene. Na ocasião, Dom Estevam e o Padre Giorlando receberam das mãos do prefeito Thiago do Vale e do vereador Peterson Nascimento a cópia da lei que inclui a Festa da Padroeira no Calendário Oficial do município.
Logo em seguida, os historiadores Alexandre e Adalbério apresentaram os resultados de uma investigação histórica que revelou a verdadeira idade da paróquia: 274 anos de criação, e não os 250 anos que se acreditava. A informação foi confirmada pelo Padre Giorlando, que leu uma certidão de inteiro teor expedida pela Arquidiocese de Salvador. O documento detalha a criação da Paróquia Senhora Sant’Ana em 1751, por desmembramento da Paróquia São José das Itapororocas, hoje distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana.
Diante da revelação, a Porta Santa, que havia sido aberta no ano anterior e seria fechada este ano, foi reaberta oficialmente. Este gesto marcou o início do Jubileu de 275 anos de fundação da paróquia, um tempo de graça, memória e renovação espiritual para toda a comunidade.
Que Senhora Sant’Ana continue a interceder por todos os seus devotos, conduzindo-os sempre no caminho da esperança e da fidelidade ao Evangelho.



