Peregrinação Sacerdotal a Roma: Uma Jornada de Fé e Comunhão

No dia 23 de junho, teve início a aguardada Peregrinação dos padres rumo a Roma. Após uma calorosa acolhida e a celebração da Eucaristia no CTL de Itapuã, os sacerdotes partiram em sua jornada. No aeroporto, a alegria foi ainda maior ao encontrarem Dom Vitor Menezes, Arcebispo de Vitória da Conquista, que também se dirigia à Cidade Eterna para receber o pálio das mãos do Santo Padre.

Durante a conexão em Lisboa, o grupo teve a honra de encontrar Sua Eminência, o Cardeal Aguiar, Bispo de Setúbal, que igualmente peregrinava a Roma para o Jubileu dos Bispos.

No dia 25 de julho, o grupo de clérigos peregrinos participou da Audiência Geral com o Papa Leão XIV. Após a catequese sobre as curas, eles exploraram os lugares históricos da Cidade Eterna. O dia foi encerrado com a Catequese Jubilar para padres de língua portuguesa, conduzida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.

Momentos de Profunda Espiritualidade e Encontros Marcantes

O dia 26 de julho começou com a Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro, presidida por Sua Eminência o Cardeal Lazzaro You Heung-sik, Prefeito do Dicastério para o Clero. Foi um momento de profunda comunhão e renovação espiritual, vivido junto ao nosso bispo e sacerdotes concelebrantes, diante do túmulo do Apóstolo Pedro.

Após a Santa Missa, os padres encontraram as Irmãs da Casa da Caridade e seguiram em peregrinação à Basílica Papal de Santa Maria Maior, onde rezaram diante do túmulo do saudoso Papa Francisco. Em seguida, visitaram a Basílica Papal de São João de Latrão, Catedral do Papa, detendo-se em preces diante do túmulo do Papa João Paulo II.

Em cada uma dessas igrejas, atravessaram a Porta Santa, trazendo no coração as intenções de suas comunidades, paroquianos e todas as preces a eles confiadas. O dia terminou com uma Vigília de Oração, novamente na Basílica de São Pedro, presidida por S.E.R. Mons. Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização.

Ordenação Sacerdotal e Testemunho Apostólico

Na sexta-feira, 27 de julho, o grupo participou de uma belíssima celebração na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Leão XIV, com o rito de ordenação de 32 novos sacerdotes. Nosso bispo, Dom Estevam, concelebrou esta solene Missa jubilar, unindo-se a centenas de presbíteros do mundo inteiro.

Após um almoço típico italiano, peregrinaram até a imponente Basílica de São Paulo Fora dos Muros, onde rezaram e registraram o testemunho do Apóstolo das Nações.

O Padre Augusto Mércio partilhou a riqueza dessas experiências: “Tudo isso vivenciado no coração do Jubileu da Esperança, ano em que Roma se torna novamente centro espiritual do mundo. Neste clima de oração e renovação, levamos em nossos corações nossas paróquias, irmãos e irmãs do Brasil, e a certeza de que ‘a esperança não decepciona’ (Rm 5,5). Com gratidão a Deus, concluímos a primeira parte de nossa peregrinação jubilar, levando conosco as bênçãos recebidas nestes dias de fé e comunhão.”

De Roma a Turim e Reggio Emilia: Relíquias e Encontros Fraternos

No Domingo, 29 de julho, o grupo peregrinou de Roma para Turim.  Em Turim, celebraram a Eucaristia na belíssima Catedral e tiveram a graça de venerar o Santo Sudário, um profundo sinal do amor de Cristo, e as relíquias do Beato Pier Giorgio Frassati, um grande exemplo de juventude santa, que será canonizado no próximo dia 7 de setembro, junto com o Beato Carlo Acutis.

Após essa experiência marcante, seguiram viagem até Reggio Emilia, onde foram calorosamente acolhidos pelo Pe. Marco Ferrari – que foi pároco da Paróquia Senhora Santana de Ipirá – e por Marinela, que atuou como missionária na Casa da Caridade.

Pádua e o Legado de Santidade

No dia 30 de julho, peregrinaram até a cidade de Pádua, onde visitaram a Basílica de Santa Giustina e veneraram as relíquias de São Lucas Evangelista. Em seguida, dirigiram-se à Basílica de Santo Antônio, padroeiro diocesano, onde celebraram a Santa Missa, presidida por nosso bispo diocesano.

À noite, de volta a Reggio Emilia, encerraram o dia com um passeio fraterno ao lado do padre Paolo Cuggini, que foi pároco em várias paróquias da diocese. Posteriormente, participaram da Santa Missa na Casa de Espiritualidade de Marola com os bispos da Emília-Romanha. Foram acolhidos para o almoço por Dom Giacomo Morandi, bispo de Reggio Emilia-Guastalla.

Dom Estevam expressou sua gratidão pelos mais de 60 anos de comunhão fraterna entre as igrejas particulares — uma história rica em missão, amizade e fé! Tiveram, ainda, a alegria de visitar o Pe. Vitório, na Casa da Caridade. Ele serviu como missionário na diocese por 20 anos e foi vigário geral, deixando um testemunho marcante de serviço e amor ao povo. No dia seguinte, o grupo visitou outros pontos históricos da região, incluindo a cidade de Assis.

 

Últimas Notícias