No último domingo, 18 de maio, celebramos o 10º aniversário da Comunidade Terapêutica Levanta-te e Anda, na Diocese de Ruy Barbosa. O momento festivo incluiu uma Santa Missa, depoimentos emocionantes e homenagens àqueles que construíram e continuam a fazer parte desta história.
A trajetória do Levanta-te e Anda é marcada pela providência divina, que ilumina os caminhos para enfrentarmos os desafios dos tempos atuais. Fundada em 5 de abril de 2015 pelo Padre Carlos Marçal e por leigos e leigas da Paróquia Catedral Santo Antônio, a comunidade surgiu como resposta ao crescente uso abusivo de álcool e outras drogas e suas consequências. Os primeiros passos para a fundação foram dados em 22 de dezembro de 2014, quando uma jovem, dependente de álcool e crack, recebeu alta hospitalar após três meses de internação e não tinha onde morar. Um grupo de voluntários dedicou-se a oferecer suporte a essa jovem, passando o dia com ela em um ambiente familiar, realizando atividades lúdicas, oficinas de artesanato, momentos de oração e reflexão sobre o sentido da vida. Em pouco tempo, outros jovens e rapazes procuraram ajuda, desejosos de participar dessa experiência. Em regime fechado e integral, o Levanta-te e Anda iniciou suas atividades em 5 de abril de 2015, acolhendo os seis primeiros residentes (internos).
Além das tarefas diárias da casa, os internos dedicam-se ao cultivo de hortas, à produção de artesanato e à organização e manutenção de uma rotina estável. A Comunidade Terapêutica Levanta-te e Anda oferece aos seus beneficiários a oportunidade de elaborar um programa de vida nova por meio de reuniões de grupo, onde os residentes compartilham suas experiências e, através dos DOZE PASSOS DA SOBRIEDADE, buscam alcançar e manter a sobriedade.
Um lugar onde vidas são restauradas e resgatadas do fundo do poço, um verdadeiro sinal da misericórdia de Deus. Neste dia fizemos memória e rendemos graças por todas as pessoas que foram importantes ao longo dessa caminhada, tanto na Comunidade Terapêutica quanto na Legião da Fraternidade, que neste ano completa 50 anos de existência.
Louvamos e agradecemos a Deus pelos 10 anos desta missão, que tem restituído uma nova vida a muitos homens e jovens.
Sobriedade e Paz, só por hoje, graças a Deus!