Programação e locais de peregrinação na Diocese de Ruy Barbosa: Todos são chamados a viver a graça e misericórdia do Jubileu da Esperança

No ano jubilar 2025, comemoraremos os 2025 anos do nascimento de Jesus. A cada vinte e cinco anos a Igreja prepara e vive um Jubileu. Nesse Jubileu, comemoremos também, os sessenta anos de encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II. Por isso, como peregrinos da esperança, somos chamados a estudar os Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II e viver momentos intensivos de oração.

 

Nesse ano jubilar, todos nós seremos peregrinos da esperança e chamados a peregrinar até as Igrejas escolhidas em nossa diocese como pontos de peregrinação. Entrar nessas Igrejas e participar da celebração da missa, praticar gestos de caridade, confessar-se, receber a indulgência plenária e meditar a Palavra de Deus.

 

O ano jubilar terá seu início em Roma, no dia 24 de dezembro com a abertura da porta Santa da Basílica de São Pedro e irá até a festa da Sagrada Família de 2025, pois esse ano jubilar é para comemorar os dois mil e vinte e cinco anos do nascimento de Jesus Cristo. A cada 25 anos a Igreja celebra o jubileu ordinário, e o último foi em dois mil, e o próximo será em dois mil e cinquenta.

 

Normalmente durante esses anos jubilares ou de alguma comemoração importante para a vida dos fiéis, a Igreja oferece as indulgencias plenárias. Indulgência segundo o manual aprovado pelo Papa Paulo VI, na Constituição das Indulgências (1967) é: “a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Norma 1 do Manual das Indulgências).

 

O Catecismo da Igreja Católica nos diz: “Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório, a remissão das penas temporais, sequelas dos pecados” (n. 1498).

 

As visitas aos “lugares sagrados” estarão sob os cuidados dos respectivos responsáveis, que devem usar da criatividade pastoral para favorecer o propósito do jubileu, adotando uma postura de acolhimento alegre, disponível e generoso bem como a formação de equipes de acolhida e catequese, entre outros. Isso incluiu a realização de peregrinações, visitas, Missas para o Ano Santo, a administração do sacramento da Confissão, como também momentos de formação, oração e celebração.

 

O Jubileu da Esperança é uma grande oportunidade para reavivar a Alegria do Evangelho que enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. É tempo oportuno para revisar as nossas motivações para um renovado impulso missionário. Como nos recorda o Papa Francisco, do ponto de vista da evangelização, não servem as propostas místicas desprovidas de um vigoroso compromisso social e missionário, nem os discursos e ações sociais e pastorais sem uma espiritualidade que transforme o coração. É preciso cultivar sempre um espaço interior que dê sentido cristão ao compromisso e à atividade (Alegria do Evangelho, nº 262).

 

As Igrejas jubilares em nossa Diocese são:

 

  • SANTUÁRIO DIOCESANO DA CARIDADE – POVOADO ALAGOAS/ITABERABA.
  • CATEDRAL SANTO ANTONIO – CIDADE DE RUY BARBOSA

 

Lugares Santos:

  • CASA DA CARIDADE – RUY BARBOSA.
  • COMUNIDADE TERAPEUTICA LEVANTA-TE E ANDA.
  • PODES – MUNDO NOVO.
* Nestas Igrejas ou lugares Sagrados, fixarão um distintivo à porta do templo a fim de identificá-las.

 

PROGRAMAÇÃO DIOCESANA

 

1. Abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro – 24 dezembro – programação paroquial: vigília de oração;

2. Abertura do Ano Santo na Catedral – Ruy Barbosa – 29 dezembro de 2024: participação de representantes das forças vivas de todas as paróquias – Caminhada penitencial saindo do CTL até a Catedral – será entregue uma cruz (símbolo do ano jubilar).

3. JUBILEU DAS JUVENTUDES

4. JUBILEU DAS FAMILIAS

5. Encerramento do ano jubilar

6. Encerramento do Ano Santo na Diocese de Ruy Barbosa

7. Romaria ao Santuário da Lapa – julho e novembro

 

LIVES:

1. Estudo da Doutrina Social da Igreja e das Constituições do Concilio Vaticano II)

2. Catequese Jovens e discernimento vocacional

3. Catequeses sobre a nossa Esperança

PROPOSTAS PAROQUIAIS COM ENFOQUE MISSIONÁRIOS (SMP)

1. Festa do Perdão – celebrações penitenciais

2. 24 horas para o SENHOR

3. Oficinas sobre vida de oração: Educar para o silêncio, contemplação, integração fé e vida, exame de consciência e revisão, leitura orante.

4. Retiros paroquiais

5. Peregrinações à lugares sagrados: Alagoas e Catedral – Casa da Caridade, Levanta-te e anda.

6. Celebração de dia dos pobres

7. Temário para as Festas do Padroeiro com enfoque na misericórdia e missão. Durante o novenário motivar visitas as casas com convite especial aos afastados. FESTA PARA OS AFASTADOS.

8. Celebração com Enfermos, Pessoas com Deficiência, Avós e Idosos (a cada três meses)

9. Visitas as delegacias e hospital

10. JUBILEUS COM CRIANCAS (CATEQUEQUE E CRIANÇAS)

 

PROPOSTAS POR FORANIA:

1. Encontro das Pastorais, movimentos e serviços – Estudo Gaudium et Spes

2. Encontros com as coordenações paroquiais – Estudo da DSI

3. Encontros com artistas, esportistas e professes – reflexão sobre educar para o humanismo integral e solidário

4. Formação para as novas coordenações (Formação humana afetiva e Espiritualidade do animador de comunidades)

 

1 As datas serão colocadas no calendário Diocesano

 

 

 

Últimas Notícias