Em mais uma etapa formativa da Escola Diaconal Papa Francisco, no dia 09 de outubro sob a orientação atenciosa e facilitação do Prof. Dr. Diác. Sérgio Douets, diácono permanente da arquidiocese de Olinda e Recife, os vocacionados presentes, foram conduzidos por uma reflexão profunda sobre as Travessias do Cristianismo do Brasil, sobretudo em tempos de desafios como se desvelam na atual cultura e estrutura da sociedade, de perda ou esquecimento do ardor missionário, de desafios como clericalismo, autorreferencialidade, a espetacularização da fé, a inserção das novas tecnologias e redes sociais nesse cenário e os vazios que vão permeando várias instituições e setores na sociedade, inclusive a religião, a Igreja.
O Prof. Dr. Diác. Sérgio, trouxe por diversas vezes a essência, o néctar e verdadeiro sentido de a Igreja existir: a missionariedade — a missão, portanto, provocou a todos: “onde estão as viúvas e os desassistidos aos quais devemos ir ao seu encontro”?
Tobias, candidato ao diaconato permanente, relatou que:
“O diálogo foi além da teoria acadêmica, abordando como essas travessias ainda ecoam nas dinâmicas sociais, culturais e espirituais do Brasil contemporâneo, nos convidando a dar a nossa contribuição enquanto futuros diáconos da Igreja. Além de ser um espaço para aprendizado e formação, o encontro foi um momento de fraternidade e comunhão para a Escola Diaconal Papa Francisco, fortalecendo laços e compartilhando conhecimentos sobre o papel da fé na transformação social. A noite culminou não apenas em uma troca de conhecimentos, mas também na inspiração renovada para continuar a nossa formação e buscar na missão, estratégias para superar os desafios que o cristianismo/catolicismo enfrenta atualmente.”

















