Trazendo Luz e Esperança: A Jornada para a Criação da Paróquia Bom Pastor

Criação da Paróquia Bom Pastor

O mês de abril foi cheio de expectativas, de alegria, de esperança, de bençãos e de gratidão na Quase Paróquia Bom Pastor. Peregrinava de comunidade em comunidade a imagem do Bom Pastor que visitava a todos, levando a misericórdia do Pai, anunciando aquela que era chamada de “Quase Paróquia”, cresceu e se fortaleceu e será erigida “Paróquia Bom Pastor”. Para isto, foi enviado um texto motivador “Por quê Paróquia? De onde veio esse nome? Qual é sua missão”? As orações, os benditos e as procissões do povo registradas pelas imagens fotográficas guardam esse rico peregrinar do “Bom Pastor” em seu andor enfeitado de flores! Sua passagem fortalecia cada cristão que buscava luzes e vida nova.

Na comunidade do Menino Jesus, povoado de Pau Ferro, com o tema do novenário: “Chamados a caminhar juntos e enviados a servir com alegria”, iniciavam-se os preparativos em várias frentes. Da parte do poder público, a limpeza e ornamentação da Praça Pedro Simas de Souza. De nossa parte muitas equipes foram formadas para acolher e organizar os festejos do dia 20 de abril.  As Equipes eleitas deram o melhor de si: ornamentação e limpeza da Igreja, a venda de bilhetes para rifas, a organização das barracas de lanches e sucos, a partilha das comunidades, a organização dos toldos e do palco, entre muitas equipes. Destaque principal foi dado à liturgia, organizada em várias equipes, desde o novenário até a Celebração Eucarística campal. A vinda das comunidades eclesiais trazendo alegria e vitalidade com as celebrações, apresentaram o “rosto espiritual e missionário” para a Paróquia Bom Pastor.

As noites do novenário marcadas pelo foco central “Paróquia: comunidade de comunidades” e vivendo a fé numa rede de comunidades, registraram cânticos, reflexões e barreiras a serem vencidas, delineando sonhos e desafios para esta paróquia, que entre muitos onde está o rosto e a presença de Deus no meio de nós e onde Ele não está. Ser uma Paróquia que tenha a centralidade na Palavra de Deus, na Eucaristia e na Caridade, revelam os caminhos de esperança visíveis na prática da acolhida e da aproximação das pessoas. Evangelizar é acolher a todos e que ninguém se sinta excluído, mas incluído nela. Uma Paróquia em que os cristãos são chamados a viver na alegria, sedimentados na oração que fortalece a identidade e o amor à comunidade eclesial, são cristãos que evangelizam e realizam a partilha devolvendo a Deus o que é de Deus pelo Dízimo. Uma Paróquia é chamada a realizar sua sustentabilidade econômica. Porém nunca e jamais uma Paróquia pode se esquecer de cuidar da vida dos pobres e de suas famílias necessitadas. Lá o Cristo está o rosto visível e presente do Bom Pastor.

E assim o chegou o dia festivo, 20 abril: criação da Paróquia Bom Pastor. Na entrado do povoado Pau Ferro, a presença de muitos cristãos vindos de várias comunidades eclesiais se reuniu para acolher nosso Bispo Dom Estevam dos Santos Filho. A procissão com cânticos foi realizada pela rua principal que dá acesso à Praça Pedro Simas, onde houveram a execução dos hinos e hasteamento das Bandeiras: do Vaticano, do Brasil e do município de Ipirá que completa nesse dia 169 anos de emancipação política. Seguiu-se a procissão de entrada na Igreja com as leituras da história e da Ata da criação da nova Paróquia, com uma breve exortação do Bispo e concluindo com a profissão de fé dos Padres Carlos Marçal e Mario De Carli na condução da Paróquia Bom Pastor.

Da celebração eucarística campal na Praça Pedro Simas, presidida por Dom Estevam e concelebrada por vários presbíteros foi marcada por um clima alegre, sereno, participativo dos fieis em que ouviram do prelado. Como fiéis desta paróquia, somos chamados e enviados a caminhar juntos e em sintonia com nossa Igreja “em saída” para ser misericordiosa e ter um coração manso, humilde e corajoso como o Bom Pastor. Houve almoço partilhado, seguido da Procissão do Bom Pastor pelas ruas do povoado, rifas e por fim, pela primeira vez uma Festa de Padroeiro termina com a Benção e envio em missão. Alegria, serenidade e gratidão estavam estampadas no rosto dos paroquianos e amigos que vieram para este momento belo e importante. Ipirá depois de 240 anos tem uma nova paróquia dedicada ao Bom Pastor, como Paróquia comunidade de comunidades. Enfim, quem participou efetivamente de todo o processo de criação da Paróquia Bom Pastor, viu e testemunhou um evento magnífico marcado pela leveza, singeleza e harmonia em todos os momentos e etapas vividos.

Por isso tudo e a todos, demos graças a Deus!

Ipirá, 22 de abril de 2024

Pe. Mário De Carli

 

Últimas Notícias