ENCONTRO DIOCESANO REÚNE PASTORAIS, MOVIMENTOS E SERVIÇOS

Neste sábado, dia 16 de Fevereiro de 2019, aconteceu no CTL de Ruy Barbosa um encontro diocesano com as pastorais, movimentos e serviços, com a presença de 107 representantes das diversas Redes de Comunidades da diocese com nosso Bispo Dom André.

O Encontro iniciou 09:00hs até às 16:00hs com o objetivo de ser um espaço de partilha, reflexão e aprofundamento das convicções, como também, oportunizar a socialização das atividades de cada pastoral e movimento. Foi um momento também de conhecer e concretizar as prioridades diocesanas propostas em assembleia para 2019.

Durante o dia de encontro, foram discutidos diversos assuntos e abaixo apresentamos alguns pontos importantes:

• A Diocese de Ruy Barbosa é uma Igreja de Comunidades Eclesial de Base com pastorais, serviços e movimentos. Que considera os apelos do Papa Francisco para que seja dada uma resposta ao clamor duplo dos pobres e da terra, na grande casa comum. Assume a formação do povo de Deus e a luta por uma sociedade justa e fraterna, rumo ao reino definitivo.

• Nossa igreja é toda sinodal ou seja uma igreja que vive a proximidade com Cristo, guiada pela Espirito Santo e tem como base Pedro; vive a comunhão e participação com seu pastor junto aos sacerdotes, consagrados/as e leigos/as, assumindo os diversos serviços, pastorais e movimentos. Assim, a sinodalidade é a identidade e característica da igreja, que nos faz “caminha juntos”.
• Na oportunidade, foi lembrado os três ícones que vão ajudar na reflexão desse momento diocesano: O Bom Pastor (acolhimento), O semeador (igreja em saída) e Comunidade de Bethânia (discipulado: escuta e serviço).
• A totalidade do ser igreja é a comunidade, não a pastoral ou o movimento, esses devem esta inseridos na comunidade que é um espaço que abrange tudo e todos. É importante considerar o aspecto ecumênico e o dialogo inter religioso nas atividade de algumas pastorais e movimentos. Precisamos cuidar para evitar visões equivocadas e preconceituosas.