LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE RESPONDER
I – ESCLARECENDO A INTENÇÃO DO PAPA
O Papa Francisco ao convocar todos os cristãos para ser uma Igreja Sinodal, teve a intuição de falar de duas coisas:
Primeiro: tem procurado atualizar a mensagem do anúncio do Evangelho revelando a importância de uma Igreja que saiba acolher e dialogar com as pessoas e com o mundo.
Segundo: convocou a Igreja toda, não apenas para fazer um Sínodo, mas colocar a Igreja no caminho da Sinodalidade. Para isto vamos esclarecer um pouco o que é Sínodo e Sinodalidade
O que é Sínodo:
Sínodo vem do grego: “Sýn” = Sinfonia / com
“Ódos” = caminho. Portanto é “CAMINHAR JUNTOS”.
Sínodo é uma grande assembleia representativa da Igreja que procura desenvolver temas específicos, tais como Juventude, Família ou Amazônia. Sínodo não toma nenhuma decisão. Chega a um consenso e apresenta sugestões e sugere algumas orientações ao Papa.
O que é Sinodalidade
A Sinodalidade consiste em favorecer na Igreja espaços nos quais todos os que desejam exprimir-se e participar, possam fazê-lo, pois, todos tem algo a dizer aos outros e muito mais a aprender com os outros (Cipollini, p.13). Não mais uma Igreja centralizada em si mesma, mas “uma Igreja da sinodalidade” na qual todos caminham juntos. Consiste em entrar nesse Processo de Escuta para acolher o que o povo tem a nos dizer como Igreja.
O Papa Francisco nos pede 4 atitudes:
1ª) Papa nos pede Igreja que seja: ouvinte, diferente, MAIS aberta e dialogante.
2ª) Uma Igreja como “um lugar aberto, onde todos se sintam em casa e possam participar, falar, escutar”.
3ª) Convidou a Igreja a um “discernimento” sobre o tempo atual, que torne a Igreja solidária com os “cansaços e anseios da humanidade”.
4ª) “Igreja Sinodal” não para criar uma “outra Igreja”, mas para pensar e sonhar um jeito novo e diferente, a partir da escuta de todo o Povo de Deus.
Por isso, convocou a Igreja toda para percorrer o caminho rumo ao Sínodo de 2021/2023.
II – O QUE NÓS IREMOS FAZER COMO DIOCESE
1º) No mês de março teremos encontros com as Lideranças das Comunidades Eclesiais sobre a temática da “Igreja Sinodal”.
2º) Enviaremos um programa de atividades a serem realizadas com a participação de todas as comunidades, lideranças, pastorais, serviços e movimentos.
3º) Este será o calendário de atividades:
- Março: Formação: Diocese, Paróquia ou Forânias
- Abril, Maio e Junho: Processo de Escuta
- Julho: Apresentação da Síntese
- Agosto: Enviar o relatório diocesano para o RN3
Oração pelo Sínodo
Eis-nos aqui reunidos em vosso nome / Diante de Vós, Espírito Santo. /Se a Vós temos por Guia. /
Vinde, ficai conosco; /Habitai em nossos corações. /
Mostrai-nos o rumo a seguir. / Iluminai nosso entendimento / e libertai-nos da parcialidade e dos preconceitos. / Nós somos fracos e pecadores;/
Não permitais que sejamos causadores da desordem. / Que sejamos um em Vós / Caminhando juntos para a vida eterna, / sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça. /Nós pedimos a Vós, que agis sempre
em toda parte, em comunhão / com o Pai e o Filho e o Espírito Santo, /pelos séculos dos séculos. Amém.
III – APROFUNDANDO O TEMA DA IGREJA SINODAL
Vamos esclarecer algumas palavras tais como
Igreja Sinodal e Sinodalidade
Igreja a caminho da Sinodalidade
“O caminho da Sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja no Terceiro Milênio” afirma o Papa Francisco. Garantir que o processo de Iniciação à Vida cristã na perspectiva de uma Igreja Samaritana, que abraça o espírito da Sinodalidade e invista na formação das Comunidades Eclesiais Missionárias e suas Lideranças, pastorais, serviços, ministérios e movimentos.
A sinodalidadade como um modo de ser e articular da própria Igreja na qual se deve caminhar juntos. Sinodalidade está associada a caminho, a não ser uma Igreja estática, centrada sobre si e autorreferencial. https://www.ihu.unisinos.br/615762-sinodaliade-tarefa-de-todos-2
Caminho a percorrer juntos
A sinodalidade exige atitudes, escuta e discernimento na realização de tarefas pastorais. Igreja, Povo de Deus que se organiza, olha, reflete junto, reza iluminada pelo Espírito Santo e na força do Espírito assume caminhar com a participação de todos. Ser uma Igreja que viva a sinodalidade: quer ser e realizar uma nova consciência de que a Igreja não é assunto apenas do clero (padres, bispos, diáconos, Papa), mas sim uma realidade a se
vivida em pé de igualdade por todos os fieis batizados, leigos ou eclesiásticos.
Isso sim, UMA IGREJA ONDE, EM TODOS OS NÍVEIS, atuem dessa forma nas três dimensões:
- a) “Caminhar juntos” para formar COMUNHÃO;
- b) Juntos decidam, – PARTICIPAÇÃO – de igual para igual; c) no modo propositivo, abertos às novas formas da MISSÃO. Refutar o princípio da sinodalidade é contrariar a dimensão trinitária da Igreja.
Todos/as somos chamados/as
Todos somos responsáveis por fazer acontecer esse evento em nossa diocese e na Igreja.
Veio para ENVOLVER PELA PRIMEIRA VEZ TODOS: CLERO E LEIGOS, em nível local, regional, nacional, continental e mundial.
Nossa Missão:
Uma Igreja que escute o Evangelho nas diferentes culturas, seja no centro (grandes cidades) quanto nas periferias humanas e existenciais, para que haja uma fraternidade visível a fim de tornar o Evangelho atraente para a humanidade de hoje e de amanhã. Uma maior eficácia ao testemunho cristão de nosso tempo. Todos somos convidados a entrar nesse Processo de Escuta.
FOCAR A SINODALIDADE
“É importante que o caminho sinodal seja verdadeira- mente um processo em desenvolvimento; envolva, em diferentes fases e a partir da base, as Igrejas locais, num trabalho apaixonado e encarnado, que imprima um estilo de COMUNHÃO e PARTICIPAÇÃO orientado para a MISSÃO” – apontou o Papa Francisco.
VAMOS AOS FORMULÁRIOS
Você terá 2 opções de formulários.
Para responder em grupo e para responder individual.
É importante seguir à risca esta escolha. Basta clicar na imagem correspondente.