MENSAGEM DO BISPO

Caros Irmãos e Caras Irmãs,

Nos dias de graça do nosso retiro de padres em Igatu celebramos a memória do nosso padroeiro São João Maria Vianey. Me senti numa grande família e agradeço a Deus pela missão que recebemos, a corresponsabilidade que nos une e as alegrias que partilhamos.

No domingo, Dia dos Pais cheguei na Bélgica e aqui estou vivendo profundamente não somente a semana, mas a realidade da família. Como sempre estou “em casa” na casa do meu irmão mais velho. Aqui só falta uma coisa, internet, porque via e-mail posso e quero ficar ligado… Mas a dificuldade é mínima. A menos de um quilômetro mora meu irmão mais novo que se desdobra como meu secretário e motorista, como antes fez minha irmã que também mora pertinho. Ou morava. Porque com minha irmã vivo uma situação dolorosa como tantas famílias onde alguém sofre pela doença de Alzheimer e que precisa ser internado. Alguém que acompanhou a própria mãe nesta situação por mais de 5 anos me disse:

“Os que cuidam precisam ser cuidados também, como os próprios doentes”.

Admiro o meu cunhado que continua cuidando e que tentou, por muito tempo, carregar sozinho as dificuldades. É dolorosa perceber que uma pessoa com Alzheimer vai vivendo e se fechando sempre mais no seu próprio mundo. Por exemplo, experimentamos a alegria do reencontro, um ano e meio depois das Bodas de Ouro, mas uma hora depois minha irmã já nem se lembrou… Em tudo isso acho muito positivo e dou graças a Deus que “o pano de fundo”, o que ela sempre lembra e repete é que “nós somos tão felizes e precisamos dar graças a Deus pelos pais e pela família que Deus nos deu”.  Para completar os dados da minha família, tenho mais um irmão que mora “longe” (40 km ?) mas que já visitei no litoral (a 100 km) onde cada ano costuma passar algumas semanas.

Na liturgia celebramos aqui a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora no próprio dia 15 de agosto.  E no dia 19 haverá na minha paróquia de origem uma “Missa Brasileira”. O conterrâneo Padre Rafael, missionário do Coração de Jesus que trabalhou muitos anos, até a sua morte, no Brasil e que cantava muito bem lançou esta iniciativa. O irmão dele continua dirigindo o coral que, por ocasião das minhas férias, costuma animar uma “Missa Brasileira”. Cantam bem o português, mas para a animação brasileira falta treinamento no Brasil!

Daqui envio Parabéns para todos os religiosos e religiosas que domingo celebram o seu dia. E no domingo 27 espero já estar presente em Macajuba para celebrarmos juntos a nossa vocação comum. Gosto das palavras de Santo Agostinho que lembra que “com vocês sou cristão, uma grande alegria, e a serviço de vocês sou bispo, missão e desafio… E desde já para todo(a)s o(a)s catequistas – os pais que continuam os primeiros e todos que se dedicam nas comunidades – Parabéns e Muito Obrigado pelo serviço na formação de discípulo(a)s de Jesus. Deus lhes pague.

Um grande abraço, em Cristo sempre.

Dom André

 

Últimas Notícias