RETIRO DIOCESANO

Nos dias 09 a 12 de março, no Mosteiro dos Cistercienses em Jequitibá, reuniram-se os Agentes de Pastoral da diocese de Ruy Barbosa, num total de 48 representantes, sendo leigos/as, seminaristas, consagradas/os, sacerdotes, diáconos e nosso bispo diocesano.

O retiro diocesano teve como tema:

A SINODALIDADE NA VIDA E MISSÃO DA IGREJA.

tendo com pregador, o Diácono Luciano Santana, da arquidiocese de Vitória da Conquista.

Aconteceram momentos fortes de oração, celebração, partilha e contemplação do ambiente tão favorável para um retiro. O pregador foi feliz em suas colocações, evidenciando que nosso olhar para a Igreja é sua missão, deve recordar que Ela é mistério, sacramento universal da salvação, templo do Espirito Santo e Corpo Místico de Cristo (que vai além de um funcionalismo). Ela não tem uma missão para si mesma, mas para revelar o Projeto de Deus, seu rosto misericordioso. Ela gera unidade, comunhão e participação.

A sinodalidade nos mantem firmes na fé, na dinâmica da missionariedade, na amizade, nos encontros fraternos e na fidelidade ao povo de Deus, principalmente os mais pobres e a tudo que causa vulnerabilidade, fazendo acontecer a construção do Reino de Deus. E como diz o papa Francisco,

“O caminho da sinodalidade é justamente o caminho que Deus espera da igreja do Terceiro Milênio.”