Papa acolhe renúncia de dom André de Witte e nomeia dom Estevam dos Santos como novo Bispo

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 15 de abril, o pedido de renúncia apresentado por dom André Marie Gerard Camilla de Witte ao governo pastoral da diocese de Ruy Barbosa (BA).

No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como bispo titular da mesma diocese dom Estevam dos Santos Silva Filho, atualmente bispo auxiliar na arquidiocese São Salvador (BA).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom André de Witte. Confira abaixo o agradecimento.


Agradecimento da CNBB a dom André de Witte

Brasília-DF, 15 de abril de 2020

Estimado irmão, André Marie Gerard de Witte, saúde e paz!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta agradecimento a Deus por sua trajetória episcopal, especialmente aos 44 anos dedicados como missionário à Igreja no Brasil, notadamente por sua jornada no regional nordeste 3 e na Bahia, à frente da diocese de Ruy Barbosa.

A missão, recorda o Papa Francisco em seu livro-entrevista intitulado “Sem Ele não podemos fazer nada”, não é um programa ou uma intenção a ser realizada por boa vontade. Segundo o Santo Padre, é Cristo que faz a Igreja sair de si mesma, na missão de anunciar o Evangelho.

É grande nossa gratidão ao recordar a sua contribuição para a caminhada da Igreja no Brasil, especialmente por sua atuação na CNBB, na Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, da qual já foi membro, e da Comissão Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, da qual participa.

Destacamos também sua atuação à frente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da qual é presidente, como uma continuidade coerente de seu compromisso com o homem do campo, alinhamento que mantém-se herdeiro da trajetória de seus pais agricultores, em seus estudos universitários em agronomia em sua terra natal, no acompanhamento à pastoral rural.

Certos da Ressurreição de Jesus Cristo, estendemos ao senhor nossos sinceros agradecimentos pela sua vida doada à obra da Evangelização e ao anúncio da Páscoa de Cristo junto aos mais pobres, seus preferidos.

Desejamos que este tempo de emeritude seja um momento de um renascimento diante da Igreja à qual continua sendo convidado a sempre servir com sua experiência e sabedoria.

Rogamos a proteção de Maria, nesta prece cheia de gratidão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: CNBB

Liturgia Diária
Parceiros que nos apoiam
Curtam Nosso Facebook
Cúria

No CTL (Centro de Treinamento de Líderes) de Ruy Barbosa Rua Antônio Novais s/n, Folga, Ruy Barbosa.
(75) 3252-1001

Economato

Segunda a Sexta Feira das 09:00hs às 12:00hs e 14:00hs às 17:hs.
Tel. 075/3252.2106

Chanceler

Atendimento na Quarta Feira das 09:00 hs às 12:00hs.
Tel. 75 99234 0257 / 99820 5286