Padroeiro

Nosso Padroeiro

A Diocese de Ruy Barbosa tem como padroeiro Santo Antônio de Pádua ou – como também é conhecido – de Lisboa, referindo-se a cidade onde nasceu por volta de 1195. Trata-se de um dos santos mais populares de toda a Igreja Católica, cuja festa é celebrada com grande louvor no dia 13 de Junho. Antônio inicialmente entrou para a ordem dos Cônegos Agostinianos e mais tarde, movido pelo ardor missionário, entrou para a Ordem Franciscana. Foi um grande pregador que exortava sobre a importância de viver a fé e o cuidado com os mais pobres: “A caridade é a alma da fé, é o que a torna viva; sem o amor, a fé morre” (Sermões Dominicais de Santo Antônio).

Inspirada em seu padroeiro a Diocese de Ruy Barbosa tem, desde sua fundação, um cuidado especial em cultivar a fé de seu povo e cuidar dos mais necessitados. A escolha do padroeiro, no entanto nos remete a história da cidade de Ruy Barbosa e da atual Paróquia Catedral de Santo Antônio, antes conhecida como Paróquia de Santo Antônio dos Viajantes do Orobó Grande.

Paróquia de Santo Antônio dos Viajantes do Orobó Grande.

As terras que hoje compõem o município de Ruy Barbosa foram dos senhores Gaspar de Araujo Pinto e dona Ines Maria de Oliveira. Após a morte dos mesmos, ao capitão Inácio de Araújo Pinto coube por testamento de dona Inês Maria de Oliveira a sucessão das terras da fazenda Orobó Grande, onde iniciou com seus irmãos, juntamente com o senhor Estevão de Azevedo, a construção de uma capela. Capitão Inácio, faleceu com idade avançada, na cidade de Cachoeira em 10/05/1828.

Nos documentos encontrados, deixados pelo Capitão Inácio de Araujo Pinto em 1828, dizia o seguinte: “Deixo para as obras da Capelinha que meu Pai me recomendou e a meus irmãos que fizessem, no sertão do Orobó, onde tenho fazendas, cento e cinquenta mil reis, pois para a mesma obra tenho dado muito adjuntório”. Conforme o Livro Tombo, folha 09, a capela teve início pelo Sr. Estevão Pereira de Azevedo e foi concluída pelo Sr. Felix Alves de Andrade. Ele mesmo ofertou a imagem de Santo Antônio para capela tomando-o como padroeiro do lugar. Devido a sua localização a fazenda Orobó Grande, onde estava erigida a capelinha torna-se ponto de pouso para os viajantes das lavras diamantinas e em torno dela se forma uma pequena povoação.

Em 26 de agosto de 1884, pela Lei 2.476, foi criada a Paróquia de Santo Antônio dos Viajantes e instalada na Vila Orobó. No dia 11 de em janeiro de 1885, tomou posse o 1º vigário Pe. Pedro Ventura Esteves, depois dele veio o 2º vigário o padre Tertuliano Ribeiro Soares que faleceu em 03/06/1902. Em 05/11/1905 foi fundada a irmandade do Apostolado do Coração de Jesus. Em seguida veio o 3º, Padre José Jorge dos Santos, que no dia 18/06/1909, realizou aqui a quarta Missão pelos Padres do Coração de Maria. Pe. Henrique e Leopoldo, que colocaram um Cruzeiro de Madeira em cima na Serra do Orobó; o 4º padre, foi Manoel do Nascimento Oliveira; o 5º, foi Pe. Antonio Ciro do Vale; o 6º, Pe. Exupério Alves Correia e o 7º Pe. Moisés da Silva Freire que tomou posse no dia 19/12/1911. O 8º foi Pe. Sisinio Galvão de Sousa que tomou posse no dia 24/06/1918 ficando até 21/07/1955 dia do seu falecimento.

A construção da nova Matriz, atual Catedral de Santo Antônio.

Em 28 de Agosto de 1922, por força da lei 1.601, a Vila Orobó foi elevada à cidade com o nome de Ruy Barbosa. No mesmo ano Pe. Sisinio começava as primeiras providências para a construção da nova igreja que acolheria o povo católico da agora então cidade, recebendo por indenização da demolição da antiga matriz cinco mil contos de reis. Após muita luta foi formada uma comissão em maio de 1928 para o prosseguimento da nova obra sendo os senhores: Dr. Deraldo Bessa, Juiz Municipal, Francisco e seu Irmão Adalberto Ribeiro Sampaio, João Evangelista Brandão, Josué Bernardo, Dr. Antonio Aminthas Brito, José Alcides de Oliveira, Alberto Henrique Hayne, Thiago Alves de Souza, Joviniano de Castro, Ouvidio Borges de Freitas João Alvim de Oliveira e Durval Souza Pires. Começaram as paredes laterais da matriz os Pedreiros: Domincio e Elizeu Tupinambá. No dia 06 de Março de 1942, um Domingo de Ramos, as imagens foram trasladadas da velha igrejinha para a nova matriz de Santo Antônio e em primeiro de Novembro de 1943 houve a bênção da nova matriz, tendo sido inaugurada no dia 13 de Junho de 1945, festa de Santo Antônio.

Em 14 de novembro de 1959 o Núncio Apostólico D. Armando Lombardi e o Papa João XXIII fundaram a Diocese de Ruy Barbosa com 29 cidades, tendo como o primeiro bispo D. Epaminondas José de Araujo. Em seu bispado, Dom Epaminondas fundou nesta diocese a Cáritas Diocesana, que naquela época realizada a distribuição de produtos alimentícios: leite em pó, óleo, fubá farinha de trigo, feijão, farinha de mandioca, arroz, carne de charque, macarrão, produtos para sopa e muitas roupas e agasalhos para o frio. Eram partilhados, um dia por semana com quem chegava se queixando no CTL.

Fontes:

Livro de tombo da Paróquia Catedral Santo Antônio